Laura Tesseti

A decisão de fazer uma tatuagem é algo muito importante. A arte escolhida ficará gravada na pele e esse cuidado é fundamental na escolha de estilos, cores e traços.

E é exatamente por existirem diferentes gostos que os estilos das tatuagens são variados. Marcelo Raposo, tatuador, proprietário do Studio 9 e organizador do Tattoo Fest, explica que os profissionais costumam trabalhar com estilos específicos. “Temos muitos estilos de tatuagem atualmente, um universo vasto de opções e também temos os profissionais especializados em cada um desses estilos.”

OLD SCHOOL

Considerado o estilo clássico da tatuagem, com influência da escola Americana de Tatuagem, o “Old School” é sempre a melhor pedida para aqueles que apostam no tradicional.

Lincoln é especialista no "Old School"
Lincoln é especialista no “Old School”

Lincoln Emiliano, tatuador há 10 anos, é especialista no estilo e um completo apaixonado pelo “old school”. “Não é só uma tatuagem, é um estilo de vida, uma filosofia, uma religião. Esse estilo é bem ligado à cena underground”, fala.

NEW TRADITIONAL

Há poucos anos no Brasil, o estilo começou a ser difundido na Europa por um grupo de tatuadores. Ton Batista conta que mistura o clássico do “old school” com um pouco do “new school”.

O "New Tradicional" apresenta temas sombrios
O “New Tradicional” apresenta temas sombrios

“São clássicos com cores pastéis, algumas mudanças aconteceram e surgiu o estilo. É desafiador e é necessário entender de vários estilos, desenhos acadêmicos, composição. Os temas são ligados ao universo sombrio, macabro, é um terror não tão escrachado.”

BLACK WORK

Beatriz Fin é quem comanda as agulhas quando o assunto é “black work”. Um estilo sempre em transição, marcado por muitas formas geométricas, incluindo técnicas como pontilismo e efeitos sombreados. “Consigo trabalhar a parte da criação, com desenhos exclusivos, pensando no lado artístico”, fala.

Formas geométricas marcam o estilo de Beatriz
Formas geométricas marcam o estilo de Beatriz

ORIENTAL

O estilo oriental vai muito além de carpas e dragões. Segundo o tatuador Daniel Moreno, o estilo possui uma infinidade de desenhos e cores em combinações que podem ser feitas para quem busca o oriental.

O oriental é um estilo que vai além das carpas
O oriental é um estilo que vai além das carpas

“Tatuo há 10 anos e estou buscando trazer coisas novas para o meu estilo, misturando o new traditional com o oriental”, conta.

Todos esses artistas e muitos outros estarão expondo seus trabalhos e também participando dos concursos na sétima edição do Tattoo Fest, que começa nesta sexta (3), em Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.