Divulgação

Após 19 meses sem reajuste, a tarifa única de ônibus urbano em Rio Claro passará a custar R$ 3,80 a partir de segunda-feira, dia 14. O reajuste repõe a inflação do período. A atualização monetária é de 8,57%, com o índice acumulado desde dezembro de 2015, quando a tarifa passou a custar os atuais R$ 3,50.
O sistema municipal de transporte coletivo é operado pela empresa Rápido São Paulo. Entre os motivos apresentados pela concessionária para solicitar o reajuste estão os constantes aumentos, ao longo desses 19 meses, de insumos básicos que incidem no cálculo tarifário. Os argumentos foram acatados pelo Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, que aprovou em ata o pedido de atualização da tarifa feito pela empresa. Decreto da prefeitura autorizando o reajuste está sendo publicado no Diário Oficial desta semana.
De acordo com a planilha de custos apresentada pela Rápido São Paulo, os principais itens pressionados pela inflação são insumos como óleo diesel, lubrificantes e pneus, além dos investimentos em manutenção de carrocerias e chassis para que os ônibus possam transportar os usuários em segurança.
O cálculo da inflação acumulada de dezembro de 2015 a junho de 2017 para definir o novo valor da tarifa foi feito com base no Índice de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA), do IBGE.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Parceria CIEE/Conecta abre vagas para jovens

Rio Claro tem 975 casos de dengue