Imagem: IStock

Mais de 59 mil atendimentos de pessoas com insuficiência cardíaca foram registrados na Atenção Primária somente nos primeiros quatro meses de 2022

MINISTÉRIO DA SAÚDE

As Doenças Cardiovasculares (DCV) são as principais causas de internação e de mortes no Brasil quando o assunto é doença clínica não traumática. Em 2021, foram registrados mais de 167 mil atendimentos de pessoas com Insuficiência Cardíaca (IC) na Atenção Primária à Saúde. Em 2022, até o mês de abril, já foram registrados mais de 59 mil atendimentos.

Entre as características das doenças cardíacas está a forma silenciosa que elas se apresentam, o que contribui para o diagnóstico tardio e o desenvolvimento de complicações. Neste Dia Nacional de Alerta à Insuficiência Cardíaca, o Ministério da Saúde orienta sobre os cuidados com o coração.

Sinais e sintomas

A insuficiência cardíaca é um problema de saúde crônico que ocorre quando o coração se torna incapaz de bombear o sangue de forma adequada para os outros órgãos do corpo. Essa condição pode impactar na função pulmonar, renal e hepática. É uma síndrome complexa, que muitas vezes se desenvolve a partir de outras condições crônicas. Entre os principais sinais e sintomas, estão:

  • Fadiga;
  • Edema de membros inferiores (inchaço nas pernas);
  • Dispnéia (dificuldade para respirar);
  • Ortopnéia (dificuldade para respirar deitado);
  • Intolerância ao exercício físico.

Outros sintomas também podem ser evidenciados, como tosse durante a noite, perda de apetite, inchaço e dor abdominal, ganho de peso ou perda de peso acentuada ao longo dos meses.

Diagnóstico e tratamento

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece toda assistência para a pessoa com insuficiência cardíaca, incluindo ações de prevenção e controle, diagnóstico, oferta de medicamentos específicos, orientações e acompanhamento para uma vida mais adequada e saudável.

O tratamento envolve cuidados diários, controle dos fatores de risco e a utilização correta das medicações, conforme orientação da equipe de saúde.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.