Pacientes reclamam do tempo de espera para atendimento na UPA. Procura nas unidades aumentou com casos de dengue

Carine Corrêa

Pacientes reclamam do tempo de espera para atendimento na UPA. Procura nas unidades aumentou com casos de dengue
Pacientes reclamam do tempo de espera para atendimento na UPA. Procura nas unidades aumentou com casos de dengue

Em apenas uma semana o número de pessoas infectadas pela dengue aumentou em 84%. O balanço foi divulgado na última sexta-feira, dia 6, pela Vigilância Epidemiológica. Com o aumento, o número de pacientes nos postos de saúde é maior.

A reportagem do JC esteve na UPA da Avenida 29 e conversou com alguns pacientes. Evanilde Fernandes Pacheco conta que estava esperando desde às 13h30 pelo atendimento médico. Às 16h ela ainda não havia sido atendida. “Meus sintomas começaram na noite de segunda. Estou com muita dor no corpo, dor na nuca e febre. Pelo o que observei dentro da UPA, muitas pessoas com suspeita de dengue estão sendo medicadas”, explica a paciente que mora no bairro Recanto Paraíso.Ela esperava pelo resultado do exame, que seria emitido apenas às 21h.

Ana Paula Milão procurou a UPA na segunda após sentir sintomas como ânsia e desconforto intestinal. Ela esperou por três horas e com a demora, acabou voltando no dia seguinte. “Não recebi nenhum diagnóstico ainda. Moro próximo a uma lagoa e tenho ouvido falar de muitos casos de dengue”, disse.

Um homem que se identificou apenas como Ricardo, estava acompanhando a esposa que tem apresentado sintomas da dengue desde a última quinta-feira (5). Ele critica a falta de atenção de alguns médicos. “Queriam medicá-la sem ao menos dar o diagnóstico. Não aceitamos e inclusive assinamos um documento atestando que recusamos o medicamento. Fizeram o exame que revelou baixo número de plaquetas, mas específico para dengue ainda não foi solicitado”, reclama.

Fundação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) foi procurada e informou que as unidades do município estão acolhendo pacientes com sintomas de dengue, mas muitas viroses têm quadros semelhantes. “O paciente é orientado sobre o tratamento que deve ser feito, independente de exame. Somente depois de seis ou mais dias esse paciente retorna à unidade para fazer coleta de sangue, que será encaminhada para análise nos laboratórios da Fundação Municipal de Saúde. Isso obedece protocolo de saúde”, disse em nota via setor de comunicação.

A FMS ainda orienta pessoas que estão com sintoma de dengue, para procurar a unidade mais próxima, tomar muito líquido, analgésicos prescritos pelo médico e fazer bastante repouso.Denúncias de criadouros de mosquito podem ser feitas no telefone 3526-7156.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.