Foto: Gui Reali

Assim como aconteceu na noite de ontem, a ‘Superlua’, fenômeno que acontece quando a Lua chega em seu ponto mais próximo da Terra, segue podendo ser observada no céu na noite de hoje. Devido a isso, a Lua aparecerá maior e mais brilhante que nos outros dias.

“A Superlua é um evento decorrente da coincidência de dois fatos astronômicos. O primeiro é que a Lua não gira em torno da Terra em formato de circunferência, mas em uma órbita um pouquinho achatada. Então, ela tem de estar no ponto mais próximo da Terra, que chamamos de perigeu, e ao mesmo tempo na fase cheia”, explica o coordenador do projeto Astro&Física do Instituto Federal de Santa Catarina e doutor em Física pela Universidade Federal catarinense (UFSC), professor Marcelo Schappo.

Apesar de não ser um fenômeno tão raro, a ‘Superlua’ costuma chamar a atenção da população, que pode observar um céu mais iluminado nessas noites especiais. Alguns leitores fizeram cliques do fenômeno em Rio Claro. A intensa luminosidade se destacou na noite. Confira:

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Rouquidão prolongada é sinal de alerta na saúde

Rio Claro aplicou 1.402 doses de vacinas no sábado