Da Redação

O Projeto Super Férias no SESI é desenvolvido pelo Centro de Atividades do SESI Rio Claro, em duas edições no ano. Justamente nos períodos das férias escolares, acontecem a edição de verão em janeiro e edição de inverno em julho.

A iniciativa vem ao encontro das necessidades tanto dos pais, quanto das crianças, pois nessas épocas existe uma lacuna enorme na rotina e nas atividades cotidianas, principalmente no que se refere à atividade física, o que deixa as crianças sem opção de lazer e educação. A situação se agrava quando os pais mantêm suas tarefas diárias, como a rotina de trabalho, por exemplo, não podendo cuidar dos filhos como gostariam. Infelizmente, com a atual falta de segurança, não se pode mais deixar a criança sozinha. Então é aí que entra o projeto.

As programações são organizadas em oficinas de criatividade, de atividades manuais e de expressão corporal e musical, e os jogos com desafios motores, de integração, cooperação e esportivos
As programações são organizadas em oficinas de criatividade, de atividades manuais e de expressão corporal e musical, e os jogos com desafios motores, de integração, cooperação e esportivos

A programação de férias proposta proporciona a busca da satisfação, do prazer, devendo se configurar como tempo e espaço privilegiado para difundir os valores do lazer e do esporte, por meio de exercício de autonomia, criticidade e criatividade.

As atividades apresentam grande apelo à fantasia, ao desenvolvimento motor, ao fazer criativo e à autonomia, abordando os interesses culturais do lazer: físico-esportivo, manual, social, artístico, intelectual, turístico e virtual.

As programações são organizadas em oficinas de criatividade, de atividades manuais e de expressão corporal e musical, e os jogos com desafios motores, de integração, cooperação e esportivos. São desenvolvidos em todos os espaços potenciais, como espaços lúdicos, compostos por diversidade de brinquedos e jogos, quadras, ginásios poliesportivos e espaços abertos.

O projeto é desenvolvido de acordo com a faixa etária das crianças, explorando as características e necessidades de cada um desses grupos etários. As atividades são planejadas para inserir com prazer e naturalidade o Lazer Ativo, como forma de combate ao sedentarismo, doenças e comprometimentos metabólicos (obesidade, diabetes e hipertensão arterial relacionadas à falta de atividade física periódica) e contribuir no processo pedagógico educando por meio de jogos e brincadeiras, proporcionando motivação e satisfação para a criança.

Em sua 31ª edição, o projeto acontece em três temporadas. A primeira foi de 5 a 8 de janeiro, a segunda será de 12 a 15 de janeiro e a terceira e última vai do dia 19 a 22 de janeiro.

As atividades acontecem de terça a sábado, das 13 às 17 horas, no SESI Rio Claro, localizado na Avenida M-29, 441, no bairro Jardim Floridiana.

Segundo os organizadores, as vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (19) 3522-5650.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.