A colocação das faixas em Rio Claro, nos bairros Jardim Panorama e Terra Nova virou publicação nas redes sociais e dividiu opiniões


O surgimento de faixas colocadas irregularmente em vias públicas com a ameaça “Proibido tirar de giro e chamar no grau. Sujeito a cacete. Não aceitamos isso na nossa comunidade” ganharam as manchetes nacionais esta semana após aparecerem em várias cidades do Estado de São Paulo como Piracicaba, Campinas, Guarujá, Osasco, Santo André, Santos, Cubatão, São Sebastião, Peruíbe, entre outras.

Em Rio Claro pelos menos dois locais também foram ‘contemplados’ com o aviso: bairro Panorama e Terra Nova. Faixas idênticas às fixadas em São Paulo também foram expostas na região da Grande São Pedro, em Vitória, ES nos últimos dias. ‘Tirar de giro’ e ‘chamar no grau’ são gírias que remetem a manobras realizadas especialmente por motociclistas, como o movimento para empinar o veículo.

O Jornal Cidade entrou em contato na sexta-feira com o comando do 37º BPM/I em Rio Claro que informou que tomou conhecimento da situação no município e solicitou à prefeitura a retirada das faixas: “O comando do 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior tomou conhecimento das referidas faixas. Para a cidade de Rio Claro, ainda não há evidências de ligação com facções criminosas que tenham chegado ao conhecimento da Polícia Militar, assim como incidentes decorrentes da colocação de tais faixas. Não houve acionamento da Polícia Militar para providências atinentes a tais avisos, porém, foram confeccionados Relatórios de Averiguação de Incidentes Administrativos – RAIAs, que foram enviados para a Prefeitura de Rio Claro, solicitando ao mesmo órgão a retirada das faixas”.

A reportagem também contatou a prefeitura questionando se alguma medida seria tomada e qual a opinião da pasta de segurança sobre o assunto, porém, na resposta, essas questões não foram esclarecidas.

Em nota a assessoria respondeu: “A Secretaria Municipal de Segurança ressalta que a Guarda Civil Municipal mantém trabalho de fiscalização no trânsito e os motociclistas que conduzem suas motos em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro estão sujeitos às multas e penalidades nele previstas. Desde o ano passado, Rio Claro tem lei específica para inibir os ruídos de motociclistas, que prevê multa de aproximadamente mil reais. No CTB, a multa por barulho do escapamento é considerada de natureza grave, no valor de R$ 195,23, acrescidos de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, há a penalidade de retenção do veículo. Para quem é flagrado empinando a moto o CTB estabelece que é infração de natureza gravíssima, acrescentando 7 pontos na CNH, multa de R$ 293,47, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do documento de habilitação”.

Já a Polícia Civil de Rio Claro tomou a ação e retirou as faixas após determinação do delegado seccional Dr. Paulo Hadich: “Nossos profissionais fizeram a retirada das duas faixas aqui em Rio Claro e já abrimos inquérito para apurar quem as colocou e com qual finalidade. Não podemos permitir que regras sejam ditadas desta forma ainda mais com ameaças”, disse a autoridade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.