Não há quem resista às gostosuras tão características das festas de fim de ano. Natal e Ano-Novo costumam atrapalhar bastante a dieta, pois é época em que se exagera no consumo de carnes suínas, panetone, sobremesas calóricas, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Mas não há motivo para se desesperar, é hora de começar 2018 com o pé direito!

A nutricionista Patrícia Neves comenta que o ideal é que não haja exagero no preparo da comida nestes dias de festa, pois quando há muita sobra temos a tendência de ir comendo essas preparações mais calóricas até acabarem. “Se cozinharmos o suficiente para os dias de festa, diminuímos o risco de consumir exageradamente calorias desnecessárias”, avalia.

Depois das comemorações, o ideal é voltar à alimentação normal. “Se cometeu exageros, opte por uma dieta mais leve e desintoxicante, baseada em frutas, vegetais, grãos integrais, peixes, aves e leguminosas. Azeite, castanhas e abacate, fontes de gordura saudável, também podem ser inseridos na dieta. O ideal é restringir o consumo de corantes, conservantes, farinha branca, laticínios e álcool”, aconselha a nutricionista.

Uma opção prática e saborosa são os sucos desintoxicantes, que contêm frutas, vegetais e fibras. Confira uma receita de suco detox!

Ingredientes:

– 1 folha de couve crua

– 1 limão espremido

– 1 fatia pequena de abacaxi

– 1 colher (sopa) de espinafre picado

– 2 castanhas do Pará

– ½ maçã

Modo de Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar em seguida.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA