Publieditorial

Este é o foco central deste artigo. Se você tem responsabilidade sobre alguma empresa (nem que ela seja somente você), sabe muito bem a importância dos clientes. São eles a razão de existência do negócio, quem traz o dinheiro e, ainda, a melhor fonte de divulgação.

Conforme Henry Ford já havia colocado: “Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente.” Pois bem, se quiser atrair e reter clientes você deverá desenvolver Estratégias de Marketing que o conduzam a esse objetivo.

Porém, não basta apenas querer, o que se deve buscar é estar sempre inovando e desenvolvendo ideias criativas, só que para isso ser possível, você precisará conhecer alguns pontos básicos que o levarão a repensar as maneiras para que isso ocorra.

Segundo o Professor e Consultor João Arenna, da Arenna Treinamentos e Consultoria, 5 pontos devem ser muito bem conhecidos e explorados para a criação de Estratégias de Marketing realmente VENCEDORAS:

1 – PRODUTOS E SERVIÇOS;

2 – A EMPRESA;

3 – A EQUIPE;

4 – O CLIENTE E

5 – A CONCORRÊNCIA

No vídeo abaixo fica ainda mais fácil entender o impacto de se conhecer esses pontos, além de dicas para ações que possam atrair e reter clientes:

O Professor Arenna ainda comenta com base no gráfico que segue, a importância dos pontos básicos para elaboração de estratégias vencedoras:

mkt

“O gráfico demonstra a importância de se conhecer a fundo os clientes para que uma empresa possa definir suas estratégias, entretanto, a equipe tem, realmente, um grande peso, pois serão os colaboradores que colocarão em prática as ações definidas.”

A elaboração de ESTRATÉGIAS DE MARKETING que contribuam para atingir os objetivos da empresa, necessitam de investimento, porém, mais do que uma verba destinada a isso, requer um bom tanto de conhecimento, ousadia e, principalmente, criatividade, finaliza Arenna.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.