Da Redação

No debate realizado no Lusitano, o consultor Pedro Mazine, o comandante do Caldeirão, Ivo Rosalem, a jornalista Carla Hummel e o urologista Geraldo Eduardo Faria
No debate realizado no Lusitano, o consultor Pedro Mazine, o comandante do Caldeirão, Ivo Rosalem, a jornalista Carla Hummel e o urologista Geraldo Eduardo Faria

Tema da 22ª edição da JC Magazine, o sucesso também dominou o debate do programa de dezembro do Caldeirão da Redação na Rádio Excelsior/Jovem Pan. O programa mensal comandado por Ivo Rosalem que foi ao ar nesse sábado (13) abordou a busca pelo sucesso, as variadas formas de conquistar esse tão almejado objetivo e as características comuns às pessoas que são consideradas vitoriosas, seja nos negócios, na carreira, na vida familiar e por seu desempenho na vida em comunidade.

Participaram do programa o consultor Pedro Mazine, o urologista Geraldo Faria e a jornalista Carla Hummel. Unindo debate e Gastronomia, o Caldeirão da Redação é um programa itinerante, em que convidados são chamados a comandar a cozinha, preparando os pratos ou com a equipe visitando um dos restaurantes da cidade. Nesta edição, o Caldeirão aconteceu no restaurante Lusitano, no Boulevard dos Jardins.

>>> Nova edição da JC Magazine já está nas bancas de RC

Instrutor no treinamento Master Mind, um dos mais procurados por pessoas que estão em busca do sucesso, Pedro Mazine acompanha de perto as trajetórias de quem conseguiu atingir seu objetivo. Engenheiro de formação, Mazine ficou tão fascinado pelo tema, que decidiu se dedicar à função de instrutor no treinamento baseado nas leis estabelecidas por Napoleon Hill em 1928. Para Mazine, o sucesso só é completo quando o indivíduo também colabora com a comunidade. “O sucesso é relativo a cada indivíduo. Eu gosto da definição do médico indiano radicado nos Estados Unidos, Deepak Chopra, ele diz que sucesso é a expansão contínua da felicidade e a realização progressiva de metas dignas. Metas, cada um tem a sua, os seus objetivos, e como a gente individualiza as metas, o sucesso também fica individualizado. O que vale dizer é que não existe o sucesso, mesmo que seja individualizado, que não atinja outras pessoas. Se eu atinjo o sucesso profissional, eu estou falando do sucesso da equipe, o sucesso da empresa. Se eu atinjo o sucesso familiar, se eu tenho uma família de sucesso, eu também estou falando de outros membros”.

Com extenso currículo de formação e atualização profissional, o médico Geraldo Faria é considerado uma referência na Urologia, mas não é só um caso de sucesso no trabalho. Atuante na comunidade, Faria defende que o sucesso está ligado à felicidade. “Eu acho que a gente pode resumir tudo nisso: o indivíduo feliz. Se eu sou feliz, eu seguramente sou uma pessoa de sucesso, porque a felicidade acaba refletindo todos os aspectos que envolvem o tema sucesso. O sucesso profissional pode ser uma coisa importante, mas nem sempre traz felicidade para a pessoa. Para ter sucesso, você precisa ser feliz no seu âmbito familiar, no seu âmbito profissional, na sua relação dentro da sociedade, na sua relação com os amigos. Se você é feliz sob esses diversos prismas, você é uma pessoa de sucesso. Quase sempre a gente foca o sucesso no aspecto profissional, porque tenho uma profissão, sou reconhecido por ela, mas isso é um aspecto, uma faceta do sucesso, mas existem muitas outras”.

Para a jornalista Carla Hummel, a questão do sucesso não está ligada somente ao reconhecimento. “Para uma dona de casa, que é um trabalho dificílimo, o sucesso para ela certamente é ver o lar ‘funcionando’ de uma maneira correta, as pessoas bem alimentadas, vestidas corretamente. É um sucesso você conseguir hoje administrar uma casa, administrar uma família, muitas vezes com o orçamento apertado. Com certeza, as donas de casa também sabem muito bem fazer essa receita da questão do sucesso, e com certeza dão muitas lições”.

Mazine deu um exemplo de como o sucesso pode ser relativo. “Vou citar a analogia de um atleta que participa de uma maratona. Para o espectador, um só vai ter sucesso, o que ganhou. Porém, se você for questionar cada atleta, o objetivo de um deles era cumprir a maratona. Você pergunta se ele teve sucesso, e ele vai dizer que sim, que veio até ali para cumprir a maratona, que está feliz, atingiu seu objetivo. Foi um sucesso digno, meta conquistada”.

O sucesso é o tema da nova edição da JC Magazine. A revista lançada no último dia 8 traz reportagem que aborda a busca pelo reconhecimento e exemplos de cidadãos considerados muito bem-sucedidos em seus projetos profissionais, no relacionamento familiar e nas iniciativas prestadas à comunidade. O Caldeirão da Redação tem apoio do restaurante Lusitano. Confira abaixo um vídeo especial com o trecho do programa e também o programa na íntegra em duas partes de áudio.

Parte 1

Parte 2

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.