Favari Filho

subprefeitura
O coordenador da subprefeitura do Grande Cervezão, Raimundo da Silva, recebeu o Jornal Cidade

As subprefeituras são órgãos ligados diretamente ao gabinete do prefeito e têm como principal finalidade facilitar o encaminhamento das solicitações e das necessidades dos moradores aos diversos setores da prefeitura. Em Rio Claro existem cinco subprefeituras, que são coordenadas por uma diretoria específica. Nos distritos de Ajapi, Ferraz, Batovi e Assistência as subprefeituras são necessárias devido à distância que esses bairros ficam da região central da cidade. Com a estrutura montada nesses locais, os moradores têm maior comodidade para levar suas reivindicações junto à administração pública. No Grande Cervezão, da mesma forma, a subprefeitura é essencial devido ao número de bairros que compõem o complexo.

Ainda que as subprefeituras disponham de equipamentos próprios para realizar os serviços – especialmente os de manutenção como os de corte de mato e limpeza –, toda a estrutura da administração municipal fica à disposição dos moradores dessas localidades, de acordo com as suas necessidades. As reivindicações são basicamente as mesmas em todos os distritos, contudo são intensificadas no que diz respeito à coleta de entulho e conservação da limpeza. O coordenador da subprefeitura do Grande Cervezão, Raimundo da Silva, recebeu o Jornal Cidade e esclareceu que os moradores de todo o conglomerado, que soma pouco mais de dez bairros, podem fazer as solicitações durante toda a semana das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Os pedidos são atendidos sempre na segunda-feira posterior, quando uma máquina e um caminhão percorrem as ruas do bairro realizando os serviços.

Raimundo expõe que a média é de vinte solicitações semanais e que a subprefeitura do Cervezão cuida ainda da conservação da praça da igreja Imaculado Coração de Maria, do Centro de Convivência Beija-Flor, do parque da Lagoa Seca, do Projeto Renascer e da Biblioteca Zeverina Quilici Tedesco. No local funciona também uma agência bancária e o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). A subprefeitura do Cervezão atende em prédio próprio inaugurado em 1984, localizado na Rua M-15, n° 411.

Em Batovi, funciona junto com a subprefeitura uma agência dos Correios. O horário de atendimento também é das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Segundo o subprefeito Luciano Bortolai, são poucos os moradores que procuram a unidade. “Até porque são poucos os moradores no distrito, a procura maior é mesmo pelos Correios, que funciona anexo”, observa, Luciano comenta que as reivindicações mais frequentes são a respeito do asfalto, que está bastante precário, talvez pelo excesso de caminhões que transitam no local, além de pedidos para a construção de um Centro Comunitário que possa oferecer mais lazer e diversão aos moradores. Em Batovi o serviço funciona na antiga Estação Ferroviária, localizada na Rua 1, s/n°.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.