Marcos Silva (à esquerda), Flávio Campos (ao centro) e Alex Afonso (à direita), durante o programa Jornal de Esportes da última sexta-feira (8), da Excelsior JP

Matheus Pezzotti

Marcos Silva (à esquerda), Flávio Campos (ao centro) e Alex Afonso (à direita), durante o programa Jornal de Esportes da última sexta-feira (8), da Excelsior JP
Marcos Silva (à esquerda), Flávio Campos (ao centro) e Alex Afonso (à direita), durante o programa Jornal de Esportes da última sexta-feira (8), da Excelsior JP

Também neste sábado, além da comemoração de seus 106 anos de história, o Rio Claro FC estreia no Campeonato Paulista Sub-20 da primeira divisão. E pela primeira rodada, o Galo Azul encara o Independente, de Limeira, no Schmidtão, às 15h.

Neste ano, a competição conta com 46 participantes e após a realização de cinco fases, terminará no dia 28 de novembro. Os clubes jogarão no mínimo 20 e no máximo 30 partidas e foram divididos em quatro grupos, sendo dois grupos com 12 participantes e dois grupos com 11 onze, seguindo um critério de regionalização.

O Galo Azul faz parte do Grupo 2, com: Francana, Ponte Preta, Batatais, Capivariano, Primavera, Guarani, Independente, Ituano, Mogi Mirim e Rio Branco. O XV de Piracicaba, que estava neste grupo, desistiu da competição.

Na primeira fase, os clubes jogarão dentro dos grupos em turno e returno, classificando-se para a segunda fase os quatro com o maior número de pontos.

A segunda fase será disputada pelos 16 times classificados, divididos em oito grupos de dois, que jogarão dentro dos grupos em turno e returno, classificando-se para a terceira fase o clube com o maior número de pontos ganhos em cada um dos grupos.

A terceira fase da competição será disputada pelos oito clubes classificados, divididos em quatro grupos de dois, que jogarão dentro dos grupos em turno e returno. Garantirão vaga os clubes com o maior número de pontos.

Na quarta fase, que será a semifinal, os quatro clubes classificados serão divididos em dois grupos de dois e após dois jogos, os vencedores se classificam para a final.

A decisão também será disputada em dois jogos, consagrando-se campeão o que somar o maior número de pontos ganhos, considerados exclusivamente os resultados obtidos nesta fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate: maior número de vitórias e maior saldo de gols. Persistindo a igualdade, a partida do returno será decidida através de pênaltis.

O Sub-20 é gerido pela empresa WF1 Sports, com Flávio Campos como diretor e Marcos Silva como coordenador.

“Buscamos alguns atletas no qual acreditamos. Alguns são do Rio Claro FC e outros, nós trouxemos pela empresa. Nosso objetivo é formar jogadores de potencial para colocar no mercado, então, se o jogador se destacar e receber uma boa proposta, vamos analisar, junto com o Alex Afonso e o presidente Luiz Balbo para ver qual será a melhor situação. Precisamos de bons atletas para revelar, a base é o coração de um time. A partir disso, conseguimos gerar receita para o clube e continuar o trabalho para lançar novos atletas”, afirma Campos em entrevista ao Jornal de Esportes da Excelsior Jovem Pan, na última sexta-feira (8).

COMEMORAÇÃO

Mas antes do jogo, a partir das 13h, haverá no Schmidtão, uma comemoração com churrasco, chopp, refrigerante e bolo gratuitamente para os torcedores e a festa vai se estender após a partida.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA