(Foto: Divulgação)

O governo de São Paulo vai ampliar o monitoramento de infratores com uso de tornozeleira eletrônica para todo o estado ainda neste ano. A expansão já tem início no primeiro semestre. Na sexta-feira (8), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) anunciou a publicação de um edital para a aquisição de mil tornozeleiras eletrônicas, destinadas, inicialmente, para a cidade de São Paulo e a Baixada Santista. O investimento da gestão na aquisição dos equipamentos será em torno de R$ 7 milhões. 

O anúncio foi feito pelo secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante evento promovido pelo governo paulista em alusão ao dia da mulher. “Nós vamos usar recursos próprios, além de emendas parlamentares estaduais e federais para garantir que essa rede de proteção, aliada às delegacias da mulher, seja demasiadamente ampliada”, disse o secretário.

O projeto pioneiro completou seis meses de funcionamento no sábado (9). Desde o início, 210 infratores receberam o equipamento por determinação judicial na capital paulista. Desse total, cem eram agressores de mulheres. O monitoramento acontece graças a uma parceria entre a gestão estadual e o Judiciário paulista. Conforme balanço da SSP, dez suspeitos com tornozeleiras foram presos durante tentativas de nova aproximação ou contato com as vítimas. 

“A gente vai usar a tecnologia para coibir a reincidência, tornozelando o agressor para que ele não chegue perto da vítima”, destacou o governador Tarcísio de Freitas, durante o evento.  

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.