Natural de Rio Claro, Mariana Pires tem se destacado nos teatros de ópera do Brasil e da Europa (crédito: Felipe Moreira)

Adriel Arvolea

Ela tem uma voz doce e suave. Por trás de uma imagem meiga e gentil, manifesta-se um talento incomparável. Uma força transformadora. Sempre sonhou em ser atriz e o desejo está sendo alcançado nos palcos do mundo. Em meio ao teatro e música, tem levado seu dom aos teatros de ópera do Brasil e Europa.

Trata-se da rio-clarense Mariana Pires de Oliveira. Mariana Pires, nos palcos. Ainda na infância, aos oito anos, começou a tocar teclado e piano. Canta desde os 16. Atualmente, está estudando na Lyric Opera Studio Weimar, na Alemanha.

“Nunca imaginei que seria cantora, mas quando descobri a ópera me apaixonei. No momento, estou planejando me mudar para a Europa e continuar os estudos. Meu sonho é conseguir atingir o mais alto nível técnico e artístico possível e poder ter uma boa carreira”, disse.

Em recente passagem pelo Brasil, a soprano lírica participou da terceira eliminatória do programa Prelúdio da TV Cultura, sendo classificada para a próxima fase. O programa une a música erudita ao tradicional formato de show de calouros. Jovens instrumentistas e cantores têm a oportunidade de ganhar uma bolsa de estudo na Hungria.

“Não esperava o resultado. Os candidatos eram de nível altíssimo, mas fiquei muito feliz e espero continuar com um bom trabalho”, avalia Mariana. Ela cantou a ária ‘O Quante Volte’ da ópera I Capuleti e i Montecchi, de Vincenzo Bellini. “Escolhi essa ária porque Bellini é meu compositor favorito. Essa ária, também, favorece minha voz e é emocionante”, completa.

Em seu currículo, participou das óperas ‘A flauta mágica’ – Weimar, Alemanha, ‘L’elisir d’amore’ – Teatro Città della Notte Augusta – Itália; foi solista em concertos com a Orquestra Thüringer Symphoniker em Saalfeld e Rudolstadt – Alemanha; além de espetáculos em São Paulo, Rio Claro e Maranhão. Um talento que transcende continentes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.