Painel, que apresenta alguns dos cachorros que esperam por adoção, está na entrada da antiga Estação Ferroviária

Lucas Calore

Que o cachorro é o melhor amigo do homem todos sabemos. Porém, muitos moradores de Rio Claro não sabem que há dezenas de cachorros esperando por uma amizade.

O Canil Municipal do município conta com a Adoção Responsável, uma campanha permanente de adoção de cães com o objetivo de conscientizar a população interessada em adotar.

Painel, que apresenta alguns dos cachorros que esperam por adoção, está na entrada da antiga Estação Ferroviária
Painel, que apresenta alguns dos cachorros que esperam por adoção, está na entrada da antiga Estação Ferroviária

Na entrada da antiga Estação Ferroviária, na Rua 1 com a Avenida 1, há um painel que mostra diversos dos animais disponíveis para a adoção.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, há cerca de 80 cachorros atualmente para serem adotados. Neste ano de 2015 já foram adotados outros 79 animais.

A administração dispõe de um serviço de avaliação e acompanhamento das condições do animal e, no momento da adoção, o novo dono o recebe vacinado, castrado e vermifugado.

COMO ADOTAR?

O interessado pode se dirigir ao Canil Municipal, localizado na Avenida 8 com a Rua 1-B, munido de comprovante de residência e RG e, claro, muita vontade de ter um novo melhor amigo de quatro patas.

INVERNO

Quem não pode adotar um cachorro pode ao menos ajudá-lo a não sentir frio. A campanha “De gelado, já basta o focinho” continua sendo realizada pela Diretoria de Proteção Animal da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema).

A população pode doar roupas e cobertores para os animais que estão esperando por adoção no Canil Municipal.

ABANDONO

A Prefeitura de Rio Claro lembra que o acolhimento e a proteção animal no município são de responsabilidade da Diretoria de Proteção Animal da Sepladema. O Centro de Controle de Zoonoses não cuida de animais, mas de prevenção e controle de doenças provocadas por eles, como raiva, febre maculosa, leptospirose, entre outras.

Os agentes municipais alertam que abandonar, ferir ou provocar maus-tratos contra animal é crime ambiental muito bem caracterizado na Lei federal 9.605/98. Para denúncias de maus-tratos ou abandono, a pessoa deve se dirigir ao Serviço 156, na Sepladema 3522-1997 ou Polícia Ambiental, pelo 3524-2339.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.