Assim como os humanos, os animais devem ser protegidos e beber bastante água durante a realização das caminhadas

Ednéia Silva

Todo mundo reclama do calor, mas nem sempre as pessoas lembram que os animais também sofrem com altas temperaturas. É comum ver as pessoas passeando com seus bichos de estimação sem qualquer tipo de proteção nas patas dos bichinhos. A prática pode machucar o animal, visto que a temperatura do asfalto ultrapassa os 65ºC.

O alerta foi feito pelo técnico da estação meteorológica do Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro, Carlo Burigo. Segundo ele, é preciso muito cuidado com o bichinho de estimação. Um teste feito pela estação meteorológica aferiu a temperatura do asfalto em 75ºC, enquanto no ar estava em 38ºC. O dono não sente porque caminha calçado, mas o bichinho não tem esse privilégio.

Assim como os humanos, os animais devem ser protegidos e beber bastante água durante a realização das caminhadas
Assim como os humanos, os animais devem ser protegidos e beber bastante água durante a realização das caminhadas

Por isso, o ideal é fazer o passeio com o animal de estimação logo no início da manhã ou no finalzinho da tarde, quando o piso não está tão quente. Animais de pele branca devem ter cuidado redobrado e não sair sob sol forte.

Nesta semana, a temperatura registrou uma escalada crescente, passando de 33ºC a 38,4ºC registrados às 15 horas dessa sexta-feira (16). Apesar do calor intenso, a previsão de 39ºC não se confirmou. No entanto, Burigo lembra que a medição da temperatura é feita à sombra, apenas com o ar quente que passa pelo aparelho. Ao sol, a temperatura passou dos 43ºC. O índice de umidade relativa do ar apresentou ligeira melhora, subindo de 16% na quinta-feira (15) para 23% nessa sexta-feira (16), saindo do estado de alerta para o estado de atenção, segundo a classificação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O técnico explica que o calor é comum em outubro, que é um mês de temperaturas elevadas por causa do baixo volume de chuvas. No ano passado, a temperatura mais alta registrada foi de 39ºC em 12 de outubro. Neste ano, até o momento, a temperatura mais alta é de 38,4ºC. O tempo deve continuar quente no fim de semana. Para este sábado (17) a mínima prevista é de 20ºC e a máxima de 34ºC com umidade do ar na casa dos 41%.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA