Você já pegou seu celular na mão, abriu uma rede social e ficou completamente desanimado devido à quantidade de coisas negativas, notícias tristes e desanimadoras? Se sim, saiba que você não é uma exceção, muito pelo contrário, diariamente as redes sociais estão inundadas de coisas negativas, e infelizmente isso é só o reflexo da situação atual do mundo, mas também do algoritmo presente nessas plataformas, responsável por sempre nos dar aquilo que pesquisamos ou mais lemos.

“O algoritmo muda constantemente para tentar se adaptar às necessidades e costumes do que os usuários mais clicam. A plataforma hoje se baseia principalmente nas publicações que você segue e conteúdos de páginas que você curte. Ele leva em relevância também o que você pesquisa dentro da rede social e assuntos que costuma clicar dentro de sua timeline”, explica Fábio Zanardi, empresário de Rio Claro que atua no ramo da tecnologia.

EFEITO

Um exemplo claro: você costuma sempre clicar em matérias que falem sobre algum tipo de violência, a doméstica. Esse algoritmo trabalha trazendo para sua timeline matérias dos portais que você segue, por exemplo, sobre o mesmo assunto. O trabalho dessa ferramenta é oferecer ao leitor aquilo que ele mais lê, mas nos dias de hoje é possível fugir da quantidade de coisas negativas que chegam até nós? A psicóloga Maristela Antonio Ferreira nos explica: “O momento em que a gente vive hoje, as pessoas andam muito revoltadas, não têm muita escuta, estamos vindo de tempos turbulentos, a vida está difícil, guerras eclodindo do outro lado do oceano e vários outros problemas. Sofremos vendo corrupção, coisas que temos que engolir e isso vai causando um afogamento muito grande, muita tragédia, muito sofrimento, coisas ruins que estão sendo acumuladas há muito tempo e as pessoas estão se tornando agressivas e desestimuladas”.

E consequentemente uma coisa puxa a outra. “É comum nos punirmos por coisas que não conseguimos resolver, então vamos nos alimentando ainda mais desse tipo de conteúdo negativo. E essas escolhas consequentemente aumentam essa carga negativa, deixando as pessoas ainda mais agressivas, com raiva e intolerantes. O nível de violência aumenta a cada dia, o bullying, o estresse, a depressão e as pessoas param de ouvir as outras, reduzindo ainda mais a empatia”, finaliza a profissional.

Para quebrar esse ciclo negativo, nada melhor do que ser positivo e buscar bons exemplos e coisas do bem, não é mesmo?!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.