Matheus Moreira – Folhapress

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação abriu nesta terça (15) o período de inscrições para o primeiro semestre de 2022. Os candidatos terão entre os dias 15 e 18 de fevereiro para inserir a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na plataforma e aplicar para vagas em cursos de ensino superior.

Candidatos de todo o país concorrem a quase 222 mil vagas em mais de 6.100 cursos oferecidos por 125 instituições de ensino superior. A ampla maioria das vagas (84,5%) é para instituições federais.

Todos os estudantes que prestaram o Enem em 2021 podem se inscrever, com exceção daqueles que ou tiraram zero na redação ou não concluíram o ensino médio (treineiros).

Neste ano, a inscrição deve ser feita por meio do Login Único do Governo Federal com uma conta gov.br, associada ao CPF. Aqueles que não têm conta ainda podem criar uma direto na página de login, basta clicar em “entenda a conta gov.br” e depois clicar em “criar conta gov.br”.

A inscrição ocorre exclusivamente pela internet e sem cobrança de taxas. Durante a janela de inscrições, entre 15 e 18 de fevereiro, é possível alterar as opções de curso e instituição. Valerá a inscrição que estiver com status de confirmada no sistema quando o prazo acabar às 23h59 do dia 18 de fevereiro.

LINKS ÚTEIS

Para se inscrever: Login Único gov.br – https://sso.acesso.gov.br/
Passo a passo para inscrição: https://sisu.mec.gov.br/#/como-se-inscrever
Para conferir cursos e instituições disponíveis: https://sisu.mec.gov.br/#/vagas
Para tirar dúvidas: https://sisu.mec.gov.br/#/#duvidas

CONFIRA CRONOGRAMA DO SISU

15 a 18 de fevereiro
Inscrição no site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada)

22 de fevereiro
Resultado da chamada regular é divulgado

23 de fevereiro a 8 de março
Período para matrícula dos candidatos aprovados na chamada regular

22 de fevereiro a 8 de março
Prazo para participar da lista de espera

10 de março
Candidatos na lista de espera passam a ser convocados de acordo com a oferta de vagas restantes

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Engraxate: uma profissão que dá brilho