A apresentação do sistema de segurança ocorreu no auditório do Sest/Senat nessa sexta-feira (14)

Lucas Calore

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, por meio de seu representante, o major PM Victor de F. Carvalho, apresentou na manhã dessa sexta-feira (14) em coletiva para autoridades do município a oferta de um novo projeto de segurança para Rio Claro, o Sistema Radar.

Em funcionamento há três anos na capital e cidades da região, como Piracicaba e Sumaré, a tecnologia, criada pela Polícia Militar paulista, colabora no desenvolvimento de estratégias de segurança que trarão melhorias na qualidade de vida dos cidadãos.

A apresentação do sistema de segurança ocorreu no auditório do Sest/Senat nessa sexta-feira (14)
A apresentação do sistema de segurança ocorreu no auditório do Sest/Senat nessa sexta-feira (14)

Como funciona?

De acordo com o major, o Sistema Radar aumenta a eficiência policial por intermédio dos centros de operações móveis. A infraestrutura utilizada é a dos equipamentos de radar existentes na cidade, que já faz a fiscalização no trânsito e passa a ser agente de segurança.

Com a integração dos sistemas, o custo fica próximo de zero para a administração municipal. Todos os veículos que passarem pelo radar terão a captação de suas placas.
Esta imagem é enviada automaticamente para o centro de processamento de dados da PM, que está associada a um banco de informações conectado com o sistema de órgãos como o Prodesp, Denatran e Detran.

Qualquer anormalidade no cadastro do veículo emitirá um alerta para a viatura, que estará num raio de três a quatro quilômetros do radar. Assim, a ação policial será imediata e mais eficiente. Todo esse processo, da captação inicial ao alerta, demora até apenas quatro segundos. Ocorrências de furtos, roubos, sequestros, entre outras ações criminosas, poderão ser combatidas.

Integração

Gustavo Viégas, secretário de Segurança de Rio Claro, elogiou o sistema e disse que o mesmo já está em discussão na prefeitura. “É importante que o novo grupo de transição do governo municipal discuta a integração”, disse à reportagem do JC.

O prefeito eleito Juninho da Padaria, presente no evento, também avaliou positivamente. “É um anseio da população a segurança pública. É uma parceria que vai dar certo. Todo processo que é para o bem comum terá o nosso apoio. Agora na fase de transição vamos colocar em andamento”, garantiu.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.