A prefeitura de Rio Claro está modernizando os procedimentos administrativos de olho na economia aos cofres públicos e melhor atendimento aos rio-clarenses. Nova plataforma para gerenciamento informatizado de tarefas, que o governo municipal começou a colocar em operação neste mês, dará maior agilidade na tramitação de processos e vai reduzir a distância entre a prefeitura e o cidadão.

“Tramitar processos com mais agilidade era um compromisso que assumimos com a comunidade e que agora, com esse novo sistema, começa a virar realidade”, comentou quarta-feira (14) no paço municipal o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, durante apresentação e detalhamento da plataforma “Acto” para secretários municipais. Juninho lembrou que o vereador Julio Lopes, também presente ao evento, apresentou requerimento no início deste ano pedindo providências da prefeitura para destravar procedimentos. “É importante dar prosseguimento a essa iniciativa e criar ferramentas dentro desse novo sistema para também tornar mais ágil a comunicação entre o Legislativo e Executivo”, disse Lopes. O vereador Seron também esteve na reunião.

O secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich, lembrou que a gestão passada manteve contrato, já finalizado, para utilização de outro sistema. “Nesta administração teremos a plataforma Acto após uma série de estudos e análises baseados na necessidade da prefeitura aprimorar seu atendimento”, explica Dietrich, destacando os ganhos para a população. “Hoje há processos que levam meses para tramitar, isso não pode continuar assim”, enfatiza.

A apresentação da plataforma Acto (Administração e Controle de Tarefas e Ordens de Serviço) foi realizada pelos representantes da empresa Inmov, contratada pela prefeitura a partir de concorrência pública. “A mais importante função da Acto será conectar o cidadão aos serviços públicos”, disse o gerente comercial Fábio Aurélio Ferreira, que esteve no paço municipal acompanhado do gestor de produtos Luís Pinheiro. A Acto organiza e gerencia fluxos de trabalho e processos administrativos, monitora etapas dos trâmites na máquina pública, e reduz o tempo de execução, permitindo mais qualidade e aumento na produtividade.

Numa análise de 3.600 processos da prefeitura, a Inmov identificou que com a plataforma Acto o município teria uma economia aos cidadãos de quase R$ 410 mil. Já para a prefeitura, a economia chega a R$ 1,5 milhão, incluindo redução de gastos com combustível, tempo de trabalho, mão de obra, papel e outros itens. Além disso, o novo sistema possibilitará que a prefeitura tenha uma base de dados que permitirá um conhecimento mais aprofundado de diversos setores do município.

A plataforma Acto começou a ser utilizada na administração municipal de Rio Claro pelo Atende Fácil, no qual são prestados serviços aos cidadãos em várias áreas. Gradativamente será implantado nos demais setores da prefeitura. O sistema torna mais ágeis atendimentos como emissão de certidão negativa, certidão de diretrizes e de Habite-se, abertura de inscrição municipal, desmembramento e englobamento de lotes, parcelamentos de débitos e ITIB, pedidos de podas de árvores, solicitações de tapa-buracos, serviços de fiscalização, entre muitos outros.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.