Campanha dos servidores municipais tem início dia 23. Presidente do Sindmuni detalha que não fechou índice de reajuste salarial

Carine Corrêa

Campanha dos servidores municipais tem início dia 23. Presidente do Sindmuni detalha que não fechou índice de reajuste salarial
Campanha dos servidores municipais tem início dia 23. Presidente do Sindmuni detalha que não fechou índice de reajuste salarial

Tem início no próximo dia 23 a campanha salarial do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Rio Claro (Sindmuni). A expectativa quanto ao governo de Juninho da Padaria (DEM) é a melhor possível, segundo o presidente do sindicato, Tu Reginato. “A expectativa é a melhor possível. Durante a campanha, foi no sindicato e prometeu negociar pessoalmente, o que não ocorreu com o último prefeito”, reforçou Tu.

A primeira assembleia está marcada para ocorrer no dia 23, na sede do Sindmuni. “Serão discutidas com a categoria duas cláusulas: as financeiras e sociais. As financeiras são quanto ao Índice de Reajuste Salarial e o Índice de Reajuste do Vale-Alimentação. As cláusulas sociais costumam aparecer à medida que ouvimos os servidores. No último ano, por exemplo, foram quarenta”, detalha o presidente.

Qual será o índice?

Quanto ao Índice de Reajuste Salarial que será reivindicado pela categoria, Tu Reginato explica que ainda não foi fechado, tendo em vista a inflação dos próximos meses. “O índice ainda não fechou. Nossa data-base é 1º março. Precisamos esperar a inflação de janeiro e fevereiro, fora as perdas dos anos também. Em relação à inflação, não abrimos mão”, enfatiza. “Serão onze assembleias e reuniões setoriais. Nas assembleias vão aparecendo situações que temos que negociar com a administração. Nos últimos dois anos não teve greve. Em 2013 foi a maior greve da história, com adesão de 5 mil servidores. Naquele ano ocorreu acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Em 2014 foi uma greve setorial, da Guarda Civil e da Saúde, em virtude da falta de pagamento de hora extra. De 2014 foi mais impactante”, relembra Tu Reginato.

Negociação

“O prefeito prometeu que iria sentar pra conversar, o que não ocorreu nos últimos anos”, finaliza o presidente do sindicato. O encerramento da campanha está programado para o dia 13 de fevereiro.

Café, pão e leite

Os servidores públicos municipais de Rio Claro voltaram a ter o café da manhã oferecido pela prefeitura. “O último prefeito havia parado de pagar o fornecedor e, por consequência, pararam de fornecer. Conversamos na semana passada com a administração sobre o assunto e nesta segunda-feira (9) voltaram a servir”, diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.