Adriel Arvolea

O prefeito Juninho da Padaria (DEM) trabalha com 14 secretarias em seu governo, o que significa redução de 10 em relação ao governo Altimari, que manteve 24 pastas em sua gestão. Um dos objetivos é enxugar a máquina pública, com a diminuição de cargos e acúmulo de funções por secretários.

Apesar do anúncio dessas medidas, Tu Reginato, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Rio Claro, requisitou informações oficiais à prefeitura referentes ao quadro atual de cargos comissionados, que se caracterizam pela confiança depositada pela administração em seus ocupantes.

“Já solicitamos o número de comissionados à prefeitura. Acredito que esteja em cerca de 350, enquanto que na gestão anterior eram pouco mais de 600. Diminuiu, mas não sabemos se as contratações continuam, por isso pedimos a informação oficial e estipulamos um prazo para que isso ocorra”, comenta Reginato.

Posição

O sindicato é contrário ao número excessivo de comissionados e defende a valorização do funcionário de carreira: “O que se tem observado na atual gestão é que há comissionados sem experiência na carreira pública e isso acarretará problemas no futuro. É do nosso entendimento que o servidor de carreira economiza tempo e dinheiro, pois já conhece a dinâmica, o sistema de trabalho e os procedimentos em geral. Quando há contratação de fora, a pessoa desconhece o sistema e paga-se outro salário ao servidor. E somos radicalmente contra isso”, reforça.

Outro ponto levantado pela entidade patronal é acerca de condutas que evidenciam violência psicológica contra o funcionário público: “Além da falta de experiência em algumas áreas, temos observado leve sinal de assédio moral no serviço público. Nas cláusulas sociais, vamos colocar as regras contra o assédio moral. Existe lei e ela precisa ser seguida”, conclui Reginato.

Prefeitura

A administração municipal reitera que realizou menos nomeações do que existiam até no governo anterior, de Du Altimari. “Todos os nomeados são, desde o primeiro momento, orientados a trabalhar pela comunidade com dedicação plena e que, conforme tem ressaltado o prefeito Juninho, ‘a mão que põe é a mesma mão que tira’”, esclarece em nota a administração.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.