A manhã de quinta-feira (9) foi de treinamento para dezenas de profissionais da Saúde e da Segurança de Rio Claro. Com o objetivo de treinar as equipes para que estejam cada vez mais capacitadas para atendimento de vítimas, uma simulação de explosão e desabamento foi promovida na Faculdade Anhanguera. De acordo com a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Regional), Silveli Pazetto, foram movimentadas cerca de 80 pessoas para o simulado. Além dos enfermeiros e equipes do Samu, autoridades do Corpo de Bombeiros e brigadistas de variadas empresas que compõem o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), oficiais da Defesa Civil também colaboraram.

No local, foi realizado o atendimento pré-hospitalar e intra-hospitalar. “Simulamos 23 vítimas na explosão, que seria durante uma aula. As equipes foram acionadas às 9h e em uma hora todas já estavam em atendimento após encaminhamento para postos de saúde de Rio Claro, hospitais particulares do município e em hospitais de Ipeúna e Santa Gertrudes”, explica Silveli Pazetto.

A equipe do Corpo de Bombeiros atuou na zona quente da explosão para retirar as vítimas. Na zona morna, os enfermeiros do Samu fizeram atendimento com o método “Start”, pelo qual as vítimas são encaminhadas conforme classificação de risco, da mais grave às mais leves.

Qualificação

“A intenção é qualificar os profissionais que são acionados para essas ocorrências. Eles devem ter calma e atenção durante a situação real, para que prestem o melhor atendimento possível às vítimas”, finaliza a coordenadora do Samu, Silveli Pazetto.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.