Setor cerâmico está entre os de maior volume de exportação na região, segundo levantamento. Além da geração de emprego, indústria cerâmica tem protagonismo dentro do campo energético. Foto: Eduardo A. Viana.

Setor cerâmico está entre os de maior volume de exportação na região, segundo levantamento. Além da geração de emprego, indústria cerâmica tem protagonismo dentro do campo energético. Foto: Eduardo A. Viana.

Cidade aniversariante desta quarta-feira (16) ocupa a 18ª posição no Estado de São Paulo com a melhor média salarial

Santa Gertrudes completa, nesta quarta-feira (16), 75 anos de emancipação. De acordo com a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), o setor industrial cerâmico, que é reconhecido internacionalmente pela sua qualidade, produtos e tecnologia utilizada na produção, tem uma relevância muito significativa no contexto econômico da cidade. Hoje, 70% dos empregos diretos gerados no município têm ligação direta com o setor cerâmico.

Santa Gertrudes sedia atualmente sete grupos cerâmicos associados à Aspacer, que operam em alguns casos em até mais de uma planta industrial, sendo elas: Grupo Embramaco, Grupo Incopisos, Cerâmica Villagres, Grupo Almeida, Grupo Cedasa Cerâmicas, Formigres Pisos e Revestimentos Cerâmicos e Viva Cerâmica.


Levantamento feito junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que tem como referência o mês de julho deste ano, mostra que na cidade são gerados 10.226 postos de trabalho, sendo que deste volume 6.973 postos, ou seja, 70% dos empregos são originados diretamente pela indústria cerâmica.

O impacto da indústria cerâmica também repercute na classificação salarial, fazendo com que Santa Gertrudes tenha a melhor média na região, com 3,4 salários mínimos por mês. Segundo o IBGE, a cidade ocupa a 18ª colocação com a melhor média salarial no Estado em São Paulo, que tem 645 municípios.

Em Cordeirópolis, que também faz parte do Polo Cerâmico, o trabalhador recebeu uma média de 3,2 salários mínimos, o que representa a 28ª colocação no Estado. “A repercussão econômica decorrente da quantidade de postos de trabalho originados pela indústria adquire um alcance substancialmente maior quando consideramos os empregos indiretos devido à ampla diversificação da cadeia de produção dentro desse setor. No entanto, além da criação de empregos, o ramo cerâmico é um impulsionador do progresso, exercendo uma influência significativa no dinamismo econômico e social de toda a região”, afirma Luís Fernando Quilici, diretor de Relações Institucionais da Aspacer.