Divulgação

Na 11ª edição do Cine SESI-SP no Mundo, filmes propõem uma viagem à Europa Ocidental até o berço do cinema: a França. Com reflexões sobre técnica, temática e estilo, a mostra A França e o Novo traz obras que mostram a originalidade nas composições francesas, que influenciam até hoje o cinema mundial.

O evento é realizado em parceria com a Embaixada da França no Brasil e tem apoio do Institut Français. Todas as sessões são gratuitas e os ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). A França foi o primeiro país a exibir imagem em movimento, por meio dos irmãos Lumière, considerados os pais do cinema. Foi pioneira em efeitos especiais com o filme Viagem à Lua (1902), de George Méliès, e sediou o movimento Nouvelle Vague, que criou técnicas que romperam com as utilizadas, até então, no cinema comercial. Sua vanguarda cinematográfica influenciou inúmeros diretores dos anos de 1970, como o norte-americano Steven Spielberg.

Com curadoria do SESI-SP, os filmes escolhidos ressaltam, por meio de conexões, as técnicas que nasceram no cinema francês e permanecem evidentes nas produções contemporâneas de todo o mundo. A mostra traça um panorama composto em pares e exibe tanto os longas que inauguram estéticas e temáticas, como os que revelam a evolução desses elementos ao longo dos anos. Na mostra destacam-se produções de diretores consagrados, como Jean-Luc Godard e Jacques Tati, e, principalmente, a icônica performance em Ascensor para o Cadafalso, de Jeanne Moreau, falecida no mês passado.

Vândalo 31 de agosto, quinta , às 20h
Ascensor para o Cadafalso 05 de setembro, terça, às 20h
O Pequeno Tenente 14 de setembro, quinta, às 20Xh
Carrossel da Esperança 21 de setembro, quinta, às 20h
A Lei da Selva 28 de setembro, quinta, às 20h

 

Sinopses

 

Vândalo | Vandal

12 – Não recomendado para menores de 12 anos

Produção de 2013 traz novo olhar para o clássico tema do jovem incompreendido

França, 2013, exibição digital VoD, colorido, legendado em português

Chérif, 15, é um adolescente rebelde e solitário. Arrasada, sua mãe decidiu coloca-lo aos cuidados de seus tios em Estrasburgo, onde ele deve iniciar um curso técnico em alvenaria. Esta é sua última chance. Logo a nova vida de Chérif o asfixia. Mas, toda noite, grafiteiros trabalham nas paredes da cidade. Um novo mundo espera por ele…

Comédia Dramática, 84 min

Direção: Hélier Cisterne | Elenco: Zinedine Benchenine, Emile Berling, Kevin Azaïs, Corinne Masiero

 

Ascensor para o Cadafalso | Ascenseur pour l’echafaud

12 – Não recomendado para menores de 12 anos

Filme inovou a narrativa do suspense ao investir em realismo inédito para o gênero.

França, 1958, exibição digital VoD, preto e branco, legendado em português

Julien Tavernier e Florence Carala são dois amantes que elaboram um plano para assassinar Simon, patrão do primeiro e marido da segunda. Tudo fará com que pareça um suicídio. Mas uma série de contratempos inesperados envolverá novos personagens nessa trama.

Suspense, 91 min

Direção: Louis Malle | Elenco: Jeanne Moreau, Maurice Ronet, Georges Pujouly

 

O Pequeno Tenente | Le Petit Lieutenant

14 – Não recomendado para menores de 14 anos

O inovador olhar francês traz novas camadas para o filme de investigação.

França, 2005, exibição digital VoD, colorido, legendado em português

Ao deixar a Academia de Polícia, Antoine deixa sua pacata província em direção a Paris, para integrar o estressante esquadrão de homicídios da capital francesa. Caroline Vaudieu, de volta ao serviço depois de superar o alcoolismo, escolhe o jovem tenente para seu grupo. Cheio de entusiasmo, Antoine aprende com seus colegas. Vaudieu rapidamente se interessa pelo jovem, que tem a mesma idade que seu filho desaparecido…

Drama Policial, 110 min

Direção: Xavier Beauvois | Elenco: Jalil Lespert, Nathalye Baye, Roschdy Zem

 

Carrossel da Esperança | Jour de Fête

L – Livre para todos os públicos

Primeiro longa-metragem do mestre da comédia Jacques Tati é um elogio à simplicidade.

França, 1949, exibição digital VoD, preto e branco, legendado em português

Tudo está calmo na aldeia de centro da França, onde chegam os caminhões trazendo a feira itinerante. A festa se instala: carrossel, loteria, fanfarra e um cinema itinerante onde François, o carteiro, assiste um filme sobre o moderno serviço postal nos Estados Unidos. Tentando aplicar as mesmas técnicas com seus escassos recursos e habilidades, ele não percebe a real avaliação dos aldeões sobre a qualidade do serviço.

Comédia, 70 min

Direção: Jacques Tati | Elenco: Jacques Tati, Guy Decomble, Paul Frankeur, Santa Relli, Maine Vallée

 

A Lei da Selva | La Loi de La Jungle

14 – Não recomendado para menores de 14 anos

Comédia contemporânea mantém o hábito de rir da megalomania.

França, 2016, exibição digital VoD, colorido, legendado em português

Marc Châtaigne, estagiário do Ministério das Normas, é enviado para a Guiana para equipar o local com uma pista de esqui, em plena Amazônia. Sua companheira será a desajustada Tarzan. Ao se perderem na floresta, os perigos começam.

Comédia, 109 min

Direção: Antonin Peretjatko | Elenco: Vincent Macaigne, Vimala Pons, Pascal Légitimus

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.