O torneio World Festival ocorreu entre 19 e 22 de abril na cidade de Houston, nos Estados Unidos. Foi a primeira vez da equipe no país

Lucas Calore

Os alunos do time Thunderbóticos, do Sesi Rio Claro, se tornaram vice-campeões mundiais na principal modalidade do maior torneio de robótica do planeta, o “World Festival”, realizado entre 19 e 22 de abril na cidade de Houston, nos Estados Unidos.

Leonardo Santolim, professor responsável pela equipe, conta que a ida para a América do Norte foi possível após o grupo vencer a etapa nacional, realizada no último mês de março, em Brasília.

“Eram várias vagas internacionais e eles conseguiram a principal, World Festival, junto às equipes das unidades de Birigui e Boituva”, conta. Os integrantes do grupo cursam o Ensino Médio na unidade escolar.

O torneio

De 40 países diferentes, foram 107 equipes mundiais competindo e os alunos da Cidade Azul ficaram atrás apenas da equipe Robo Stars, da Jordânia. Entre as avaliações, estavam os quesitos desafio do robô, trabalho em equipe e projeto de pesquisa.

O tema principal de todo trabalho era sobre como ajudar os animais. A equipe rio-clarense criou o Happy Horse, uma estrutura metálica muito resistente fixada na parte superior da parede da baia, com o objetivo de acalmar e entreter os equinos em confinamento, prevenindo e tratando as causas das estereotipias de maneira divertida, prática e barata, num valor de apenas R$ 80,00.

Demais equipes

Os times Sesi Big Bang, de Birigui, e Sesi Megasnakes, de Boituva, também competiram no torneio. O prêmio de melhor Apresentação de Pesquisa ficou com a equipe de Birigui. E o primeiro lugar no quesito Inspiração foi para Boituva.

Vale lembrar que todos os grupos venceram seletivas regionais e posteriormente estaduais para que, por fim, pudessem competir no torneio nacional, onde conseguiram obter a vaga para o mundial.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.