Alunos e pais no portão de entrada da unidade do Sesi local na Avenida M-29, no Jardim Floridiana. Ensino integral será reduzido pela instituição

Ednéia Silva

A crise econômica que atinge o Brasil está chegando ao Sistema S de ensino. O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) suspendeu o processo seletivo para novas turmas de cursos técnicos em várias cidades do Estado de São Paulo. No Sesi (Serviço Social da Indústria) os cortes são na modalidade de ensino integral

Na região de Campinas nove escolas foram afetadas. Em São Carlos, a unidade suspendeu as inscrições de três cursos técnicos e um superior. A unidade do Senai de Rio Claro, Escola “Manoel José Ferreira”, por enquanto não foi afetada pelas mudanças.

A assessoria de imprensa do Sesi/Senai informou que “a suspensão temporária vale apenas para as novas turmas de cursos técnicos, o que não se aplica para a escola Senai de Rio Claro, que não oferece essa modalidade de curso”.

Alunos e pais no portão de entrada da unidade do Sesi local na Avenida M-29, no Jardim Floridiana. Ensino integral será reduzido pela instituição
Alunos e pais no portão de entrada da unidade do Sesi local na Avenida M-29, no Jardim Floridiana. Ensino integral será reduzido pela instituição

Sobre as mudanças no Sesi, a assessoria esclarece que “a principal mudança é a oferta do Ensino Fundamental em tempo integral, que passará a atender alunos do 1º ao 5º ano. Até então, era para alunos do 1º ao 9º ano”. Os pais dos alunos do Sesi Rio Claro (Centro de Atividades José Felício Castellano) já estão recebendo cartas informando sobre a mudança.

A crise econômica foi usada como argumento para justificar as mudanças. “As medidas foram tomadas em função da retração econômica, que afetou a arrecadação da entidade, e de mudanças do mercado de trabalho, que sinalizaram a necessidade de reestruturar alguns cursos para que os alunos realmente sejam absorvidos pelo mercado de trabalho”, explica a assessoria.

Entre as propostas de ajuste fiscal do governo federal está o corte de 30% nos repasses ao Sistema S, composto pelo Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sebrae, Senar, Sest, Senat e Sescoop. A medida faz parte do pacote de ajuste do orçamento de 2016 e foi anunciada no mês passado pelo governo. O governo quer reter parte desse dinheiro que, primeiramente, seria revertido para a Previdência Social, mas agora já se fala em investi-lo no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A destinação ainda não está definida e as discussões sobre o assunto continuam.

A arrecadação do Senai e do Sesi é obtida por meio de contribuição obrigatória sobre a folha de pagamento das empresas. Desse valor, 1,5% vai para o Sesi e 1% para o Senai. Com a redução no número de empregos nas indústrias, a receita diminui. Levantamento da Fiesp/Ciesp aponta que a indústria paulista fechou 18.500 postos de trabalho de janeiro a setembro deste ano. O gerente do Sesi de Rio Claro, Luiz Gonzaga Renosto, informou que o Sesi está prevendo uma arrecadação 20% menor em 2016.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.