Lucas Calore

Há 25 anos que o Centro de Atividades “José Felício Castellano”, do Serviço Social da Indústria (Sesi) Rio Claro, foi inaugurado. A marca, datada em 28 de maio passado, foi comemorada pela equipe da unidade e toda comunidade que usufrui do espaço estimado em 60 mil² e compõe escola, teatro, ginásio, quadras, clube, campo e muito mais.

Cidadania

Luiz Gonzaga Renosto, diretor do Sesi Rio Claro e que trabalha na unidade desde a inauguração, orgulha-se das transformações que a instituição promoveu em todo esse tempo: “As maiores transformações foram no ser humano. Na população como um todo. O Sesi tem uma estrutura que contribui para a cidadania da comunidade. Damos oportunidades para pessoas que não conseguiriam ter. Independente de classe e condição social, qualquer um pode vir aqui estudar, praticar esportes e participar das atividades”.

Saúde e Segurança

Renosto também falou um pouco das novidades do Sesi RC para o município. “O presidente da Fiesp e do Conselho Sesi-SP, Paulo Skaf, tem unido esforços para investimentos em nossa unidade, dentre eles o mais recente e maior foi a Unidade de Segurança e Saúde (USE), que tem por finalidade prestar serviços técnicos e profissionais especializados oferecendo ações integradas e customizadas em segurança de saúde no trabalho para empresas da região”, relata.

“O Sesi entrou no mercado no mês de abril para fazer um trabalho eficaz e de prevenção com equipe multidisciplinar formada por Medicina do Trabalho, Fonoaudiologia, Técnico de Segurança e Ergonomia”, completa Renosto.

Luiz Gonzaga Renosto, diretor do Sesi Rio Claro
Luiz Gonzaga Renosto, diretor do Sesi Rio Claro

Há também outro programa voltado para Reabilitação Profissional com equipe de psicóloga, terapeuta ocupacional, médico fisiatra e fisioterapeuta. Vale destacar que o Sesi é o campeão de 2017 do “Top Of Mind de Proteção”, premiação que reconhece o esforço das organizações voltadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

O Sesi Rio Claro também oferece um programa voltado para ginástica nas empresas. “Consiste em levar um profissional da Educação Física para um trabalho preventivo e incentivar o trabalhador a sair do sedentarismo. São três vezes por semana, de oito a 12 minutos por aula”, detalha o diretor.

Esporte

No último mês, o programa Atleta do Futuro promoveu o convênio com os municípios de Rio Claro, Santa Gertrudes e Itirapina. São quase 700 vagas para crianças de seis a 17 anos para aulas em modalidades esportivas. Em Santa, são 340 vagas e Itirapina, 180. Há vagas disponíveis nas três cidades. O projeto 60+, para a população da terceira idade, reúne atividades sociais e físicas duas vezes por semana na unidade.

Cultura

A programação do Teatro do Sesi para o mês de junho já foi divulgada. Na próxima sexta-feira (9) e sábado (10) será encenado gratuitamente o espetáculo adulto de comédia dramática “Uma Noite Sem o Aspirador de Pó”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.