A prefeitura de Rio Claro entregou nesta quinta-feira (23) certificados a 46 servidores que concluíram os cursos NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade Básico, NR 35 – Trabalho em Altura e Reciclagem. A cerimônia foi realizada no paço municipal. Os cursos foram realizados de julho a agosto no Núcleo Administrativo Municipal (NAM).

Prevista na legislação, a capacitação não era oferecida desde 2012. “Estamos investindo na capacitação, mas é importante que vocês tenham consciência de que o treinamento e o uso de equipamentos de proteção são essenciais para garantir sua segurança e diminuir o risco de acidentes de trabalho”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, para os formandos.

Desde o ano passado, a prefeitura vem investindo para melhorar as condições de trabalho do funcionalismo. Em 2017, a administração municipal investiu quase meio milhão na compra desses equipamentos e nova compra foi realizada neste ano. “A prefeitura tem obrigação de capacitar seus funcionários e oferecer equipamentos de proteção, mas cabe ao servidor utilizar corretamente esse conhecimento e equipamentos”, declarou o secretário municipal da Administração, Jean Scudeller.

Mário Veiga, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da prefeitura, ressaltou que o treinamento é importante não apenas para a segurança do trabalhador, mas também para proteção à sua vida.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Sindmuni), Tu Reginato, elogiou a realização dos cursos. “Parabéns à prefeitura pela iniciativa e aos servidores pela aquisição do conhecimento. Espero que os cursos tenham continuidade”, pontuou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Geraldo Voluntário frisou a importância dos cursos para aperfeiçoamento dos servidores que prestam relevantes serviços à população. O diretor municipal de Administração, Sérgio Christofoletti, explica que os cursos são obrigatórios e a reciclagem deve ser feita de dois em dois anos.

Também participaram do evento os secretários Emilio Cerri (Agricultura) e Ronald Penteado (Esportes); os vereadores Adriano La Torre e Júlio Lopes; Antonio Tobias Aguiar, instrutor dos cursos; Genésio Silvestre Gomes, técnico de Segurança do Trabalho da prefeitura; e servidores municipais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.