Outra denúncia mostra colchonete no chão que seria usado por plantonistas da UPA da 29 (foto fornecida Sindmuni)

A partir de denúncias recebidas pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Claro (Sindmuni), profissionais da área da Saúde estariam em situação vulnerável frente à pandemia do coronavírus.

De acordo com o presidente do Sindmuni, Tu Reginato, entre as queixas estão a escassez de máscaras N95, que têm filtro mais eficiente, e de outros tipos com qualidade questionável, uma vez que descolam e não possuem filtragem adequada.

Confira o vídeo enviado ao JC sobre a qualidade das máscaras entregues

“Além do aumento de casos positivos e de óbitos por Covid-19 em Rio Claro, as condições de trabalho na rede pública de saúde, com a qualidade questionável dos equipamentos de proteção (EPIs), são outro agravante”, avalia Reginato. O departamento jurídico do sindicato está preparando uma ação que será encaminhada ao Ministério Público Federal do Trabalho com as denúncias.

Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que não procede a informação de que os EPIs não oferecem condições de proteção adequadas. “Todo material adquirido pela secretaria segue normas e protocolos técnicos, sendo que todos os itens comprados estão de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, resoluções da Anvisa e protocolos do Ministério da Saúde”, esclarece em nota.

Além disso, informa que, antes da compra, é feita análise de amostra do material e a compra só é realizada de acordo com os critérios estabelecidos

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.