O governador do Estado de São Paulo, Márcio França, estabeleceu, por decreto publicado no Diário Oficial da semana passada, o funcionamento das repartições públicas durante as partidas do Brasil na Copa do Mundo. Nos dias em que os jogos da seleção ocorrerem pela manhã, o expediente nos órgãos do Estado começará a partir das 14h. Quando os duelos estiverem programados para o período da tarde, o expediente se encerrará às 12 horas.
As unidades da rede estadual de ensino não terão aulas nos períodos em que forem realizadas partidas da seleção brasileira. Segundo a determinação no Diário Oficial, os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas, de acordo com a respectivas jornadas.
As Diretorias de Ensino deverão acompanhar e validar a elaboração dos planos de reposição das aulas não realizadas, de modo a cumprir o cronograma letivo.
Os bancos de todo o país vão funcionar em horário especial durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Quando os jogos começarem às 9 horas, o atendimento será das 13h às 17h. Se as partidas tiverem início às 11h, o funcionamento será dividido em duas etapas: das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. Já nos dias em que a seleção jogar às 15h, as agências estarão abertas das 9h às 13h.

TRANSPORTE

Em Rio Claro, o transporte coletivo, também, para no horário dos jogos do Brasil. Uma hora antes da partida os ônibus deixam de circular, retomando os trajetos assim que o jogo terminar.

SERVIÇOS

Já o expediente nas repartições públicas municipais no dia 22 de junho (sexta-feira) será a partir das 13 horas e, no dia 27, das 7h30 às 13h30, com exceção dos serviços essenciais que terão funcionamento normal. As escolas da rede municipal de ensino vão seguir esses horários.

COMÉRCIO

Segundo o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Rio Claro (Sincomércio), não houve acordo coletivo assinado com as empresas, por isso terão liberdade para definir os próprios horários de funcionamento durante os jogos. Vale para o comércio de rua e supermercados para o jogo desta sexta-feira.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.