O feriado do Dia da Consciência Negra altera o funcionamento do comércio em Rio Claro nesta quarta-feira, dia 20. As lojas do chamado comércio de rua estarão fechadas. No shopping Rio Claro, o atendimento será das 13 às 19 horas. Já os supermercados, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista, podem abrir das 7 às 19 horas.

No caso dos serviços municipais, a maioria dos departamentos volta a atender somente na quinta-feira, dia 21, devido ao feriadão prolongado desde a última sexta, quando foi comemorada a Proclamação da República. Na saúde, até quinta-feira, o atendimento médico é realizado nos plantões 24 horas da prefeitura. Quem precisar de cuidados nessa área deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão, na Rua M-9, ou a UPA do Bairro do Estádio, na Avenida 29.

Além das UPAs, a rede municipal de saúde também atende no feriado prolongado as emergências psiquiátricas no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps III), localizado na Rua M-9, 50, vizinho à UPA do Cervezão. Além disso, o Samu atende emergências 24 horas pela linha 192. O programa Farmácia Todo Dia também atenderá normalmente, das 8 às 17 horas durante o feriado prolongado.

De acordo com a prefeitura, a coleta de lixo domiciliar será realizada normalmente todos os dias. Os moradores de bairros onde há coleta tradicionalmente no dia podem colocar o material para ser recolhido. O serviço de cata bagulho funciona nesta terça-feira, mas não terá atividade na quarta-feira. Não haverá coleta seletiva nesta terça e quarta.

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) tem atendimento presencial normal nesta terça-feira, das 9 às 15 horas, na Avenida 8-A, 360, no bairro Cidade Nova. Na quarta-feira, Dia da Consciência Negra, o atendimento será feito pelo plantão telefônico no número 0800-505-5200. Na segurança, a Guarda Civil Municipal pode ser acionada pelo telefone 153 e a Defesa Civil, através do 199.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.