Rio Claro conta com serviço gratuito para a castração de cães e gatos. Com isso, o município, por meio do controle populacional dos animais, reduz os riscos de zoonoses, doenças transmitidas de animais para seres humanos. Só neste ano, a Fundação Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), castrou 1.847 cães e gatos.

“Esse número poderia ser maior, já que infelizmente, muitas pessoas agendam a castração e não levam o animal para a cirurgia na data marcada”, observa Pedro Buzzá, responsável pelo CCZ. Neste ano foram 463 faltas à cirurgia. “Isso prejudica muito o andamento do trabalho, já que outros animais poderiam ser castrados nestes horários”, acrescenta Pedro.

No mês de junho foram castrados 335 animais, dos 467 agendados, ou seja, houve 132 faltas. A média mensal neste ano é de 385 castrações. Do total de animais castrados, 358 são cachorros, 415 cadelas, 539 gatos e 535 gatas.

O atendimento para castração gratuita é realizado a partir de agendamento prévio. Os interessados devem entrar em contato com o CCZ pelo telefone 3533-7155 ou 3535–4441.

Para solicitar a castração, é necessário fazer o cadastro e aguardar o agendamento. O atendimento não é imediato. A cria indesejada é um dos principais motivos do abandono de animais, o que o serviço de castração ajuda a evitar.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Papai Noel chega domingo no Parque Lago Azul