A programação da Semana de “Ogum e Suas Origens Culturais – A cultura africana entre nós”, programação instituída no município pelo vereador Geraldo Voluntário (MDB), autor da Lei Municipal 4468/2013, segue nesta sexta-feira, 29/4, a partir das 19h com a roda de conversa sobre a “Intolerância religiosa e também os aspectos da contribuição da cultura africana na formação da sociedade brasileira”, no Casarão da Cultura.

Participam como debatedores o Babalorixá André Luis de Moraes, de Rio Claro, o Babalorixá Getúlio Troiano, de Jaguariúna, a Yalorixá Carla Cardia, de Campinas e o Professor da Rede Pública Estadual, Pedro Conceição. Durante a roda de conversa serão apresentadas questões sobre os aspectos da intolerância religiosa, a importância da Educação e o conhecimento como fatores para o combate ao racismo e o preconceito.

Para Geraldo Voluntário, a atividade traz em seu núcleo o destaque sobre a importância da presença africana no Brasil, com a cultura, música, gastronomia, idioma e arte. “Com isso, o conhecimento torna-se fundamental para que possamos valorizar e respeitar a cultura afro-brasileira”, afirmou.

O encerramento da programação da Semana Ogum acontece no domingo 1º/5, a partir das 10h, com Samba no Casarão da Cultura, realizado pelo sambista André Oliveira, que trará em seu repertório importantes interpretações do samba e da música popular brasileira (MPB).

A Semana “Ogum e suas Origens Culturais” é realizada pela Prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria de Cultura. As atividades são gratuitas e acontecem no Casarão da Cultura que fica na Av. Três, 568 – Centro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.