Grêmio Recreativo Cia Paulista sedia novamente campanha de doação de sangue em prol do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú. Muitos pacientes de nossa cidade são atendidos pela entidade

Ednéia Silva

A Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue acontece nesta semana em todo o Brasil em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira, dia 25 de novembro. Por conta disso e já pensando em manter os estoques para o final de ano, o Banco de Sangue da Casa de Misericórdia de Rio Claro convoca doadores antigos e novos para fazerem doações.

O pedido foi feito pela biomédica Caroline Sorrente Pires, coordenadora do Banco de Sangue, no programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan News dessa terça-feira (24). De acordo com ela, os estoques do banco estão bons, mas a demanda no fim do ano aumenta e o número de doações diminui com queda no movimento já a partir de novembro.

Por isso, é importante incentivar o espírito solidário. Ela comenta que podem doar sangue as pessoas entre 18 e 69 anos de idade e que estejam com a saúde em bom estado. Menores de 18 só poderão doar com autorização dos pais ou responsáveis legais.

No dia da doação, o doador deve estar bem alimentado e apresentar um documento oficial com foto. Os doadores são submetidos a triagem clínica e hematológica e recebem gratuitamente esses exames.

Quem estiver com gripe ou resfriado deve aguardar sete dias depois do último sintoma para fazer a doação. No caso de dengue, a espera deve ser de 30 dias. As coletas são feitas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 11 horas, no Banco de Sangue que fica no prédio da Santa Casa.

Caroline comenta que o banco recebe todos os tipos de sangue, mas os tipos O negativo e O positivo, considerados universais, são os de maior saída, porque podem ser utilizados em qualquer pessoa. Quem se torna doador recebe a carteirinha e cópias dos exames realizados na triagem.

Caroline também comentou as campanhas realizadas por familiares de pacientes que precisam de transfusão. Segundo ela, na maioria das vezes, o próprio hemocentro pede ajuda da família diante do baixo estoque da unidade. A biomédica ressalta a importância de participar desse tipo de iniciativa e também das semanas de doação, mas frisa que os hemocentros têm necessidade de doadores durante todo o ano.

O áudio completo com a entrevista pode ser conferido no player abaixo!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.