Carine Corrêa

FRIO: inverno se inicia no domingo (21), mas rio-clarense já sente as baixas temperaturas
FRIO: inverno se inicia no domingo (21), mas rio-clarense já sente as baixas temperaturas

O inverno ainda não começou, mas o rio-clarense já está sentindo as baixas temperaturas. A estação meteorológica do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) calculou a mínima dessa segunda-feira (15) em 14ºC.

A sensação térmica – cálculo envolvendo a umidade e velocidade do vento – chegou a bater a marca dos 12ºC. O frio dessa segunda ainda contou com uma leve chuva. Choveu próximo de 1,2 milímetro. “Uma frente fria chegou pela manhã da segunda. A máxima do dia foi 22ºC”, frisou o técnico da estação meteorológica do Ceapla, Carlo Burigo.

A semana deve continuar com temperaturas baixas. Na sexta-feira (19), deve voltar a chover. A probabilidade para ocorrência de chuva para este dia está em torno de 30%. “Nesta terça-feira (16), a mínima pode variar entre 10ºC e 12ºC. Na quinta-feira (18), as temperaturas têm um leve aumento, com mínima prevista em 16ºC e máxima em 27ºC”, ressalta Burigo. Na sexta, a temperatura volta a cair, com uma previsão de 14ºC na temperatura mínima.

O inverno tem início no próximo domingo (21) às 13h38. O técnico do Ceapla ainda estima que a estação tenha mais ocorrências de chuva neste ano. “No inverno do ano passado choveu um acumulado de 47,4 milímetros. A média para a estação era de 115 milímetros”, acrescentou. “Este ano, se continuar com as chuvas, ainda que leves, pode ser que seja uma estação mais úmida”, conclui Burigo.

Vale lembrar que, com o período de estiagem, aumentam ocorrências de incêndio em alguns pontos do município. No ano passado, uma série de queimadas durante esse período castigou algumas partes da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena).

No começo do mês, o Corpo de Bombeiros atendeu a uma ocorrência no antigo Horto Florestal. A queimada ocorreu na porção da floresta que faz divisa com o bairro São Miguel. As chamas tiveram início às 15 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.