FUMACÊ: caminhonete da Sucen fazendo a liberação da fumaça durante esta semana em uma das vias do bairro Santana

Carine Corrêa

FUMACÊ: caminhonete da Sucen fazendo a liberação da fumaça durante esta semana em uma das vias do bairro Santana
FUMACÊ: caminhonete da Sucen fazendo a liberação da fumaça durante esta semana em uma das vias do bairro Santana

Teve início nesta semana o trabalho de nebulização realizado pela Superintendência de Controle de Endemias do Estado (Sucen). A região do bairro Santana foi a primeira a ser atendida pelo serviço que utiliza a neblina para eliminar mosquitos transmissores da dengue.

Os carros da Sucen começaram a percorrer as ruas de Rio Claro para dissipar o produto na noite de quarta-feira (25). A moradora Marli Aparecida Carraro avalia que a medida é importante tendo em vista o atual cenário da cidade em relação a incidência de doentes. “Espero que com isso reduza o alto número de pessoas infectadas. Eles poderiam ter inciado os trabalhos antes, assim não chegaríamos aos números atuais”, ressalta. Ela conta que assim que notou o “fumacê”, permaneceu dentro de sua residência. “Aqui na rua onde moro eles passaram por volta das 20h. Antes um carro passou para orientar os moradores”, acrescenta.

Sidnei Zumparo que também reside na região do bairro Santana não estava em sua casa no momento da nebulização, mas, ouviu as orientações repassadas pela Sucen na manhã do dia anterior. “O carro de som passou pela rua informando os procedimentos que deveriam ser tomados pelos moradores durante a nebulização”, reforçou o idoso.

Sidnei Picarelli – outro morador do bairro Santana – avalia a nebulização como necessária, mas se preocupa com os criadouros do mosquito que deveriam ser mais fiscalizados pelo poder público. Ele reclama da praça situada na Rua 7, entre as Avenidas 32 e 34. “Além da praça que pode conter possíveis criadouros do mosquito, há ainda terrenos particulares descuidados, que podem oferecer risco à saúde da população”, frisou.

Na região do bairro Santana, a nebulização teve continuidade na quinta-feira (26) e na sexta-feira (27). Ao todo foram 80 quadras atendidas pelo serviço da Sucen. Lembrando que a região aparece na lista da Vigilância Epidemiológica como um dos locais da cidade com maior número de casos de dengue, com 315 pessoas confirmadas com a doença. Em primeiro lugar está a região central – com 432 doentes – que terá operação especial a partir desta semana.

A ação está marcada para os dias 31, 01 e 02, das 6 às 8h30, portanto no período da manhã, antes do expediente comercial, e vai mobilizar as equipes da Fundação Municipal de Saúde e da empresa M.M. Tecnologia Ambiental, especializada em serviços de nebulização e contratada por licitação pela administração municipal. A aplicação do produto compreenderá a região entre as Ruas 1 a 6 e Avenidas 7 a 10. Em caso de chuva o trabalho não poderá ser realizado.

A Fundação Municipal de Saúde faz o reforço da nebulização interna, pois segundo levantamento dos agentes de saúde e de endemias do Centro de Controle de Zoonoses, 80% dos criadouros são encontrados dentro de imóveis.

Levantamento

O número mais atualizado de casos de dengue em Rio Claro foi divulgado nessa sexta-feira (27). Segundo a Vigilância Epidemiológica (VE) da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, são ao todo 7518 pessoas infectadas pelo vírus no município. A cidade permanece com um óbito em 2015.O último levantamento apontava para 5862 doentes, o que representa um aumento de 28% de pessoas confirmadas com a doença. Em uma retrospectiva dos dados da VE ao longo deste ano, notamos um pico da doença no começo de janeiro e na primeira quinzena de fevereiro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.