Visitação e roda de história com alunos do ensino fundamental dão continuidade nesta terça-feira (24) à Semana “Ogum e suas origens culturais – A cultura africana entre nós”, em Rio Claro. A atividade será realizada às 8 horas e às 13h30, com entrada franca, no Casarão da Cultura.
“É importante levarmos também para as crianças a cultura africana, o que promove a valorização desta cultura e proporciona conhecimento às crianças”, destaca Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

Exposições também integram a programação e podem ser vistas até o dia 27, no Casarão. A mostra “Ogum e suas origens” reúne peças do acervo da Federação Umbandista Caminho dos Orixás, incluindo esculturas africanas, instrumentos de pintura e vestimentas representativas. Já na exposição “A arte negra na cultura brasileira”, o público irá conferir imagens retratadas por vários fotógrafos, cada um com seu olhar sobre a cultura e o povo africano. As fotos fazem parte do acervo do governo estadual.

“Entre os objetivos do evento está o de promover o respeito à diversidade cultural, de gênero, religiosa, identidade étnico-racial e cultural, além de proteger as manifestações culturais realizadas pelos povos de matriz africana”, observa Josiane Martins, assessora municipal de Direitos Raciais, da Diretoria de Políticas Especiais.

A programação prossegue até domingo (29). Outras atrações são workshop de dança africana, apresentação do espetáculo Virado à Paulista, música, palestra sobre intolerância religiosa e racismo institucional e apresentação de grupos culturais de maculelê, umbigada, roda de capoeira e congada. A programação completa está disponível no site cultura.rc.sp.gov.br/ogumesuasorigens.

A Semana de Ogum em Rio Claro tem o apoio da Câmara Municipal, governo do estado de São Paulo, Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias e Proac São Paulo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Parceria CIEE/Conecta abre vagas para jovens

Rio Claro tem 975 casos de dengue