Rio Claro abre na segunda-feira (23) a Semana “Ogum e suas origens culturais – A cultura africana entre nós”. Com exposições e apresentação musical da Banda Odoyá, o evento de abertura será realizado a partir das 20 horas, no Casarão da Cultura. Toda a programação tem entrada gratuita.

“Com esta programação levamos a cultura de matriz africana para a comunidade, sendo inclusive uma oportunidade para que mais pessoas passem a conhecê-la e valorizá-la”, frisa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

As exposições abertas na segunda-feira poderão ser vistas até o dia 27, no Casarão. A mostra “Ogum e suas origens” reúne peças do acervo da Federação Umbandista Caminho dos Orixás, incluindo esculturas africanas, instrumentos de pintura e vestimentas representativas. Já na exposição “A arte negra na cultura brasileira”, o público irá conferir imagens retratadas por vários fotógrafos, cada um com seu olhar sobre a cultura e o povo africano. As fotos fazem parte do acervo do governo estadual.

“Este evento coloca em pauta ações de combate ao racismo, promoção da igualdade racial, luta contra a intolerância religiosa e desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais”, destaca Josiane Martins, assessora municipal de Direitos Raciais, da Diretoria de Políticas Especiais.

A programação prossegue até domingo (29). Na terça-feira (24) haverá visitação e roda de histórias com alunos do ensino fundamental. Outras atrações são workshop de dança africana, apresentação do espetáculo Virado à Paulista, música, palestra sobre intolerância religiosa e racismo institucional e apresentação de grupos culturais de maculelê, umbigada, roda de capoeira e congada. A programação completa está disponível no site cultura.rc.sp.gov.br/ogumesuasorigens.

A Semana de Ogum em Rio Claro tem o apoio da Câmara Municipal, governo do estado de São Paulo, Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias e Proac São Paulo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.