Os investimentos da prefeitura de Rio Claro em melhorias no trânsito prosseguem, agora com novidade. Onze cruzamentos da cidade ganharam semáforos, com sensores, que só abrem nas vias de menor movimento quando há veículo transitando pelo local. “Estamos usando a tecnologia como mais uma aliada no trabalho de reorganização do trânsito, que iniciamos no ano passado”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Esses investimentos são importantes, mas é preciso que paralelamente os motoristas estejam comprometidos com o trânsito seguro, obedecendo as leis e sinalização”, acrescenta.

Para que o semáforo com sensor seja acionado, é preciso que o veículo fique posicionado com as rodas dianteiras sobre a faixa azul pintada na via, próxima ao equipamento. Basta colocar o veículo no local correto e esperar o sinal verde.

Os pontos com esses equipamentos são os chamados cruzamentos com laços indutivos. Nesses locais, embora haja necessidade de semáforos, há grande diferença na quantidade de veículos entre uma via pública e outra. “O principal objetivo da iniciativa é organizar o fluxo, garantindo um trânsito mais dinâmico e, ao mesmo tempo, seguro”, explica o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.

A medida foi tomada após estudos da prefeitura, como esclarece o diretor municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Adilson Marques. “Constatamos que em alguns trechos movimentados da cidade o uso de semáforos normais tornava o fluxo de veículos desnecessariamente mais lento”, revela.

Os cruzamentos com esse tipo de laço indutivo ficam na Avenida 80A com Rua 09JV (onde há dois laços indutivos), Avenida Brasil com Rua M11, Avenida Brasil com Avenidas 36A e Rua 3A (dois laços indutivos), Avenida 40A com Rua 6A, Avenida M25 com Rua M9, Avenida 52 com Rua Dr.Eloy Chaves, Rua 14 com avenidas 18, 24 e 26 (quatro laços indutivos), Rua 14 com Avenida 36, Avenida dos Costas com Rua 30, Avenida Tancredo Neves com Rua 5JI (dois laços indutivos), e Avenida Tancredo Neves com Rua 20, na saída do terminal rodoviário.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.