No Dia do Desafio, Rio Claro organizava um cronograma de atividades e os munícipes participavam em grande número

Matheus Pezzotti

No Dia do Desafio, Rio Claro organizava um cronograma de atividades e os munícipes participavam em grande número
No Dia do Desafio, Rio Claro organizava um cronograma de atividades e os munícipes participavam em grande número

O Dia do Desafio é uma competição amigável, de incentivo à prática de atividades físicas que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Mas neste ano, diferentemente dos anteriores, Rio Claro não participará do evento.

Questionada sobre a ausência, a Secretaria Municipal de Esportes (Seme), por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa da prefeitura, informou, sem motivo aparente da não participação de Rio Claro, apenas que “a administração municipal optou por concentrar esforços nas atividades já implantadas em suas diversas secretarias, especialmente na Secretaria de Esportes. A prefeitura ressalta que, em Rio Claro, são permanentes a iniciativa e o apoio para que as pessoas pratiquem atividades físicas”.

Já Santa Gertrudes, diferentemente de Rio Claro, participará do evento. De acordo com a assessoria de imprensa da cidade, cujo porte populacional é de aproximadamente 23 mil habitantes, estará envolvida no evento com atividades em todas as escolas da rede municipal de ensino, escolinhas de esportes, escola estadual, academias da cidade, Fundo Social, entre outros setores.

E, neste ano, competirá com Aibonito, de Porto Rico, que conta com cerca de 26 mil habitantes. Em 2014, cerca de seis mil pessoas participaram do Dia do Desafio na cidade vizinha.

Para o secretário de Esportes de Santa Gertrudes, Edson Rossi, a iniciativa é apenas uma forma de valorizar a importância da atividade física. “A ideia é colocar o corpo em movimento e fazer com que as pessoas criem o hábito de fazer atividades físicas”, afirma.

Ainda em nota da assessoria de imprensa gertrudense, o comunicado informa que “a administração pública está preocupada com a melhora da saúde da população e vem incentivando a prática de atividades físicas como, por exemplo, com a instalação de cinco academias ao ar livre em diversos bairros para que todos possam participar”.

ORIGEM

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association for International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

Durante um rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia era que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa gerou a economia de energia, que pode ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário.

A iniciativa teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser feito todo ano na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA