Carine Corrêa

Comparativo entre os cinco primeiros meses deste ano com mesmo período de 2014 aponta para aumento de estupros
Comparativo entre os cinco primeiros meses deste ano com mesmo período de 2014 aponta para aumento de estupros

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou os índices criminais dos municípios paulistas do mês de maio. Em um comparativo dos cinco primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano passado, destaque para a redução de casos de homicídio em 58% e o aumento de ocorrências de estupro em 109%. Foram cinco assassinatos de janeiro a maio deste ano contra doze em 2014. Já as ocorrências de estupro foram 23 neste ano contra onze do ano passado.

A maior parte dos delitos apresentou redução no comparativo: roubos de maneira geral caíram em 19%, roubos de veículos em 16% e furtos de veículos em 27%.

Homicídios

O comando da Polícia Militar de Rio Claro explica, através do coordenador operacional major Rodrigo Arena, que casos de homicídios podem ser divididos em duas situações distintas. A primeira são os chamados crimes passionais, que via de regra ocorrem no interior de residências entre pessoas que se conhecem.

“É um crime de difícil prevenção para o policiamento ostensivo, porque às vezes se lança mão de faca no interior de residência, o que fica difícil para a interferência do policiamento ostensivo e prevenção deste tipo de conduta criminosa”, ressalta major Arena. Já a segunda situação são os assassinatos que ocorrem em bares e vias públicas, envolvendo conhecidos ou não.

“A prevenção nesse caso ocorre com abordagens em imediações de bares e outros locais de aglomeração de pessoas. É o que a polícia tem feito, além do trabalho de retirada das armas de circulação”, frisa a autoridade policial.

Estupros

“Muitos estupros têm acontecido no interior de residências também e envolvendo parentes, além de casos em que a pessoa força uma relação sexual depois de uma festa, por exemplo. Pode acontecer também da pessoa ter sido vítima de estupro, mas não faz o registro”, observa o major sobre a ocorrência deste gênero.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.