Nesta quarta-feira (19) Rio Claro mantém a aplicação da primeira dose de vacina contra a Covid nas gestantes e puérperas com mais de 18 anos e comorbidade e em pessoas pertencentes aos grupos que já vinham sendo atendidos. A vacinação com segunda dose será para quem foi vacinado com Coronavac/Butantan até 22 de abril e para as pessoas vacinadas com Oxford/AstraZeneca até 3 de março. O atendimento será realizado das 8 às 15 horas no Centro Cultural e na Faculdade Anhanguera, e no período da manhã em três pontos de drive-thru. Todas as pessoas que forem ser vacinadas devem apresentar documento de identidade com foto e CPF, além da documentação exigida para cada caso.

As gestantes devem apresentar declaração ou relatório médico que indique a comorbidade e autorize a vacinação. As puérperas, além do relatório médico indicando a comorbidade, precisam apresentar a certidão de nascimento do bebê, comprovando a data do parto, que deve ter acontecido há no máximo 45 dias. As pessoas que forem tomar a segunda dose devem levar, além dos documentos pessoais, o comprovante da primeira dose.

Os demais grupos também continuam sendo atendidos e incluem idosos com 60 anos ou mais; pessoas com comorbidade que tenham a partir de 45 anos; pessoas a partir de 45 anos que possuam deficiência permanente e sejam cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC); pessoas a partir de 18 anos com síndrome de Down; transplantados imunossuprimidos, também com mais de 18 anos; e pacientes maiores de 18 anos em terapia renal substitutiva (diálise).

Das 8 horas ao meio dia, a equipe do Santa Filomena atende em drive-thru na entrada principal do Shopping Rio Claro, na Avenida Conde Francisco Matarazzo Junior. No mesmo horário, a equipe da Unimed atende na Rua 12 entre as avenidas 14 e 12 (prédio da antiga empresa Alexandre Junior). O atendimento no São Rafael vai das 8h30 até o meio-dia e é pela entrada do pronto atendimento na Rua 1 entre as avenidas 15 e 19. Nos pontos de drive-thru, são entregues senhas para a vacinação até que seja atingida a quantidade de doses disponível e o atendimento é realizado a pessoas conveniadas ou não.

Levantamento da Vigilância Epidemiológica aponta que foram vacinadas até agora em Rio Claro 49.647 pessoas com primeira dose, o que equivale a 23,86% da população, e 26.557 pessoas com segunda dose, 12,76% dos rio-clarenses. Nesta terça-feira (18) foram aplicadas 1.025 primeiras doses e 681 segundas doses.

Comorbidades

De acordo com o governo estadual as seguintes comorbidades são incluídas como prioritárias para vacinação: diabetes; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; síndrome de Down; e cirrose hepática.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.