Idoso estava em uma moto e morreu três dias depois de colisão com caminhonete. Samu socorreu vítima na ocasião

Rio Claro terá segunda base do Samu, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O anúncio da base descentralizada foi feito na quinta-feira (18) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, informando que o novo posto ficará na região sul do município. “Reafirmamos com essa notícia a área de saúde como prioridade em nossa administração”, disse Juninho, lembrando que nestes primeiros dias de 2018 a prefeitura já anunciou outra grande conquista para o setor com a aquisição de dois aparelhos de raios-x para as UPAs do Bairro do Estádio e Cervezão.

A Câmara Municipal tem participação decisiva na implantação do serviço, uma vez que os recursos financeiros a serem utilizados são oriundos de devolução feita pelos vereadores no final do ano passado. O investimento na base descentralizada do Samu é estimado em R$ 250 mil. “O prefeito acatou nosso pedido e está investindo o dinheiro na saúde”, afirmou André Godoy, presidente da Câmara, lembrando que outra parte do dinheiro devolvido pelo legislativo em 2017 está sendo utilizado pela prefeitura na aquisição de duas vans para transporte de pacientes. André Godoy esteve nesta semana com o prefeito e o secretário interino de Saúde, Antonio Archangelo, em área na Via Kenndy, onde será implantado o Samu. O vereador Rafael Andreeta apresentou requerimento sobre o assunto.

Atualmente o Samu conta com base localizada na próxima ao Corpo de Bombeiros, na Avenida Brasil, Vila Martins, entre as regiões norte de nordeste do município. “A escolha da área sul para a segunda base é estratégica, pois poderemos reduzir o tempo de resposta no atendimento em vários bairros, o que é fundamental em se tratando de um serviço de urgência e emergência”, comenta Juninho, que vem reivindicando uma segunda base para o serviço desde que era vereador.

O Samu é importante serviço do setor de urgência e emergência. Dados levantados no ano passado pela Secretaria Municipal de Saúde mostravam média de 55 chamadas por dia, ou seja, mais de duas chamadas por hora. Com base em Rio Claro, o Samu é regional abrange ainda os municípios de Santa Gertrudes, Itirapina, Corumbataí, Ipeúna e Analândia.

O serviço é acionado pelo telefone 192 em casos de problemas cardiorrespiratórios, acidentes de trânsito, em casos de queimaduras graves, intoxicação, em crises hipertensivas, em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, em caso de choque elétrico severo, tentativas de suicídio, casos de afogamento e de acidente com produtos perigosos e na transferência inter-hospitalar de pacientes com risco de morte.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%