Ednéia Silva

Neia - 05/11/2013 - transito centro rio claro
Proposta de secretário é interromper o trânsito aos sábados, como acontece no final do ano

A frota de veículos de Rio Claro só faz crescer. O número de carros na cidade ultrapassa 167 mil, quase um veículo por habitante. Com tantos automóveis nas ruas, as vias já não comportam esse fluxo sem a ocorrência de problemas como congestionamentos, falta de vagas para estacionamento na região central etc.

Quais são as alternativas para resolver o problema? Em entrevista ao programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan News nesta segunda-feira (14), o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, José Maria Chiossi, defendeu a ideia de que a Rua 3 seja fechada aos sábados durante o horário comercial, assim como acontece em dezembro durante o horário especial do comércio.

De acordo com Chiossi, a medida funciona com extremo sucesso e poderia ser uma alternativa utilizada para facilitar o deslocamento de pedestres. Hoje, da forma que está, veículos e pessoas se deslocam com muita dificuldade. Com apenas sete metros, as ruas não comportam o excesso de carros.

Rio Claro está elaborando o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Segundo Chiossi, a empresa responsável tem um sistema que fotografa o trânsito da cidade a cada 15 minutos para verificar o deslocamento dos veículos. Essas fotografias mostram que os trechos de saturação não acontecem somente na região central, mas também nos bairros da periferia.

Para o secretário, uma alternativa seria o incentivo ao uso de outros meios de transporte como bicicletas, ônibus ou até mesmo a pé. Ele conta que hoje, em termos per capta (quantidade de veículos por habitante – 1,19), Rio Claro possui mais veículos que São Paulo, Piracicaba, Araraquara, São Carlos, entre outros municípios com densidade demográfica maior.

O secretário falou ao Jornal da Manhã nesta terça-feira (14), confira o áudio. Clique para ouvir!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.