o Secretário Estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes

Carine Corrêa

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, esteve em Piracicaba nessa terça-feira (22) para apresentar os índices criminais da região. A reportagem do JC esteve no local e participou da coletiva com o secretário.

o Secretário Estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes
O Secretário Estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes

Antes de apresentar o balanço, o secretário discursou sobre os objetivos traçados em sua gestão, que passam pela necessidade de aprimoramento legislativo, aproximação e coordenação entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. “Todos nós temos um inimigo em comum; o criminoso”. Por fim, o terceiro pilar da política de segurança de sua gestão destaca como sendo a agilidade no policiamento e na investigação, além do aumento do efetivo das forças policiais. O secretário ainda falou sobre a redução da maioridade penal. “Não é possível que tenhamos que continuar a viver com a impunidade de menores infratores que praticam crimes graves”, pontuou.

Ele ainda relembrou um caso que ocorreu no ano passado: um dia antes de completar 18 anos, um menor matou a ex-namorada e o seu companheiro. O vídeo do duplo homicídio foi postado pelo adolescente em um canal de vídeos na internet. “Ficará internado por no máximo três anos, conforme estipula o Estatuto da Criança e do Adolescente”, frisou no discurso.

O secretário também lembrou algumas conquistas, como a lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff que torna crime hediondo e qualificado o assassinato de agentes de segurança, e fez questão de ser enfático em relação à legislação brasileira. “A impunidade aumenta a criminalidade. Prendemos muito, mas prendemos mal”, reforçou em sua fala.

Índices

Os 23 municípios que compõem o Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp) de Piracicaba – o qual inclui o município de Rio Claro – apresentaram queda de 25% nos homicídios dolosos em agosto. O indicador passou de 16 para 125. Houve recuo também nos roubos em geral e furtos e roubos de veículos. A região do Gamesp não registrou nenhum a banco no mês.

Os índices dos municípios que compõem o Gamesp devem ser lançados nos próximos dias, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (SSP). “A previsão é que sejam disponibilizados no portal por volta do dia 26”, informou.

Veja o vídeo:

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.