A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Giulia Puttomatti, deve participar às 15h desta quinta-feira (6) de uma audiência pública na Câmara Municipal. A convocação aconteceu na sessão extraordinária dessa quarta-feira (5), quando os vereadores debateram amplamente a superlotação de pacientes em busca de atendimento na UPA da Avenida 29, P.A. do Cervezão e postinhos de saúde nos bairros diante do surto de sintomas gripais no município.

O assunto virou pauta, conforme o JC noticiou ontem, após alegação do vereador Rafael Andreeta de que estariam faltando médicos nas unidades – fato que foi negado pela própria Fundação de Saúde, que indicou que médicos contratados por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cismetro) realizam, em esquema de rodízio, os atendimentos. Durante a sessão, os vereadores Serginho Carnevale (DEM), Sivaldo Faísca (DEM), Moisés Marques (PP) e Luciano Bonsucesso (PL) também explanaram sobre a situação na saúde.

Carnevale lembrou que desde dezembro já havia expectativa do aumento na busca pelos atendimentos. “Faltou planejamento. (…) tragédia anunciada, essas filas poderiam ser minimizadas”, disse. Bonsucesso afirmou que “parte da consciência de cada um, o povo tem o direito de ir e vir, mas isso já estava anunciado. Essas coisas sobrecarregam”, declarou sobre os cuidados que a população deve ter. Faísca acrescentou que “falta planejamento, chega lá e não tem médico”, disse. O presidente da Comissão de Administração Pública, Hernani Leonhardt (MDB), solicitou a convocação da secretária de Saúde após manifestação de Bonsucesso.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.