Ramon Rossi

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira (7) ao JC novos casos de dengue em Araras. Ao todo o município possui 462 pessoas infectadas pela doença neste ano. Deste total, 436 são autóctones (contraídos no município) e 26 importados (contraídos fora da cidade). Além disso, outros 79 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 255 suspeitas foram negativadas após análises clínicas.

Até o momento, a região com maior número de casos é a leste II, que engloba os bairros Distrito Industrial 4, Jardim Morumbi, Parque Dom Pedro, Parque Tiradentes e Portal do Sol. Em segundo lugar, está a região norte, que envolve Alto da Colina, Jardim Alvorada, Jardim Itapuã, Jardim Piratininga, Jardim São João, Jardim São Pedro, Milton Severino, Parque das Árvores, Pedras Preciosas e Samantha II.

Araras declarou estado de emergência depois que a cidade atingiu 199 casos autóctones. O cálculo depende do número de habitantes do município. Desde então, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também do zika vírus, chikungunya e febre amarela, estão sendo intensificadas em toda cidade, com visitas rotineiras nas residências, comércios e indústrias para eliminar possíveis criadouros do inseto.

Em caso de confirmação da doença no Pronto-Socorro ou em hospitais particulares, o paciente deve procurar também uma unidade de saúde da rede municipal. O trabalho da equipe de combate à dengue é constante durante o ano todo, mas a participação da população é fundamental para eliminar o mosquito da cidade. Durante o mês de abril, os agentes realizaram mutirões na zona leste e retiraram quase 2 toneladas de materiais que poderiam servir como criadouros das residências vistoriadas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.