O presidente da Câmara Municipal, João Zaine - um dos nomes ventilados como candidatos à sucessão de Du Altimari

Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

O presidente da Câmara Municipal, João Zaine - um dos nomes ventilados como candidatos à sucessão de Du Altimari
O presidente da Câmara Municipal, João Zaine – um dos nomes ventilados como candidatos à sucessão de Du Altimari

O entrevistado do dia é o presidente da Câmara Municipal, João Zaine (PMDB), um dos nomes fortes para a sucessão do prefeito Du Altimari (PMDB).

>>> “Candidato tem que dar um indicativo claro de que fará um governo de ruptura”, diz João Walter

>>> “Vou continuar trabalhando e agradeço pelo apoio”, diz Juninho da Padaria

Para ele, “toda pessoa que se encontra devidamente filiada em um partido político está apta a concorrer a cargo eletivo. Com trajetória na vida pública iniciada a partir do trabalho desenvolvido como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico – 2009/2012 -, e que tem sequência na atual legislatura, em que, no biênio 2013/2014, desempenhei a função de líder do governo e agora como presidente da Câmara Municipal, avalio que tenho condições de colocar o meu nome à disposição do grupo político, que tem à frente PMDB através do prefeito Du Altimari, para a disputa da sucessão municipal”.

>>> “Precisamos romper com a polarização política que vivemos há décadas”, diz Valdanha

>>> “Candidatura não se viabiliza por vontade individual de quem quer que seja”, diz Agnelo

“Porém, a definição do candidato a prefeito, defendo, tem de sair de forma natural, para que o nome escolhido tenha condições de atender ao projeto coletivo. Ninguém é candidato a prefeito por vontade própria, isso não existe. É necessário construir um programa de governo exequível, com a colaboração de todos os partidos do grupo e, a partir daí, construir diálogo que vai culminar na oficialização da candidatura. Muitas vezes, as nossas convicções não são bem interpretadas pelo grupo. Daí a necessidade de amadurecer as conversas em busca da unificação dos discursos”, justificou o ex-secretário municipal.

>>> “Precisamos de um novo distrito industrial para Rio Claro”, avalia Ronald Penteado

“Rio Claro não pode caminhar na contramão da realidade do país. Assim como implantei na Câmara, na condição de presidente, o prefeito eleito no próximo ano precisará gerir o município priorizando a redução do gasto do dinheiro público. Defendo que a máquina pública seja ‘enxugada’. A crise financeira nos ensina que as necessidades administrativas não podem se sobrepor à realidade imposta pela redução de receitas. Se necessário, o próximo prefeito terá de reduzir o número de cargos comissionados e até de secretarias, conforme o caso. É muito complicado para o prefeito adotar tal medida com o governo em andamento. Já para o novo governo, que terá início em janeiro de 2017, acredito que essa seja uma das alternativas”, concluiu.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.