No Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead), a falta de luvas é que gerou reclamação

Lucas Calore

No Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead), a falta de luvas é que gerou reclamação
No Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead), a falta de luvas é que gerou reclamação

O setor da Saúde de Rio Claro volta a ser motivo de queixas por parte da população. Da falta de medicamentos ao falho atendimento nas unidades básicas de saúde, a comunidade pede soluções para os problemas.

Falta de médico

Já, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Palmeiras, um médico saiu de licença por 100 dias. A população queixa-se que terá que aguardar sua volta para ser atendida, visto que outro profissional no local não atende pacientes do médico ausente.

Falta de funcionária

Um leitor do JC afirmou que a funcionária responsável pela farmácia da UBS do Guanabara está de férias. Com isso, pacientes têm que buscar remédios em outras unidades. O senhor questiona se não teria outra que pudesse fazer a entrega dos medicamentos.

Falta de remédio

Já o leitor Edenilson Giometti reclama da falta do medicamento Carbolitio para pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps III). Segundo ele, faz dois meses não há o remédio.

Falta de luvas

Uma leitora afirmou que, após um ano de espera, finalmente conseguiu uma consulta no urologista para seu pai pelo SUS no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead), no bairro Santana. Entretanto, o profissional de saúde afirmou não poder fazer a consulta, porque não tinham luvas na unidade. “Meu pai, um senhor de idade, remarcou sua consulta para daqui a oito meses”. “Quem sabe na próxima consulta tenham luvas para realizarmos o exame?”, teria dito ironicamente o médico.

Fundação de Saúde se pronuncia

A Fundação Municipal de Saúde foi questionada pela reportagem do JC sobre essas ocorrências relatadas ao lado.

Em nota enviada nessa sexta-feira (8), afirmou que não há falta de luvas no Centro de Especialidades (Cead). No entanto, não comentou sobre a falta de atendimento ao idoso e o porquê da demora na remarcação da consulta do paciente em questão.

Ausência

Em relação à ausência do médico na Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Palmeiras, a FMS disse que a licença-prêmio é um direito trabalhista. “A unidade conta com duas equipes de atendimento, portanto a assistência é prestada normalmente”, justificou na nota.

Entrega de remédios

Sobre a entrega de medicamentos, a Fundação de Saúde disse que a rede pública conta com vários postos para fornecimento de medicamentos. No caso do remédio citado pelo leitor Giometti, o mesmo pode ser retirado na UBS 29.

Vale lembrar que recentemente a Fundação se viu obrigada a prestar atendimentos após intervenção da promotoria pública do município com ajuizamento de ações que tramitam na esfera judicial.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%